Uma análise estatística dos estágios supervisionados: o caso da UNIFOR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84139 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Ana Maria Cardoso daSamohyl, Robert Wayne2012-10-20T06:39:20Z2012-10-20T06:39:20Z20022002192213http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84139Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O estágio supervisionado é ressaltado como fundamental por todos que escreveram sobre o assunto. Representa uma etapa importante na formação profissional dos estudantes, uma vez que propicia os primeiros contatos com a prática profissional dos conhecimentos teóricos repassados na universidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o rendimento do estágio supervisionado dos alunos dos cursos das Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica da Universidade de Fortaleza. A metodologia constou de uma pesquisa exploratória junto aos corpos docente e discente e aplicação de questionários junto aos alunos que cursaram a disciplina aqui tratada e as empresas. A análise dos questionários foi efetuada com auxílio das estatísticas paramétricas e não-paramétricas visando analisar o processo ensino / aprendizagem. Destacaram-se as seguintes conclusões e recomendações: Conclusões: 1) o estágio supervisionado contribui para a formação acadêmica dos profissionais e que as empresas também contribuem no processo educacional e que existe uma elevada relação entre a teoria e a prática; 2) o embasamento teórico e o desempenho dos estagiários na empresa tem correspondido as expectativas; 3) no julgamento das empresas a formação acadêmica dos estagiários está adequada; 4) no julgamento dos alunos o que eles aprenderam durante o estágio, apesar de muito importante não constitui inovação em relação ao aprendizado nos cursos. O mais relevante é praticar o que lhes tem sido fornecido tecnicamente em sala de aula; 5) as empresas em sua grande maioria fazem o possível para direcionar o estagiário para sua área profissional. Recomendações: 1) é importante uma reflexão sobre a forma atual de julgamento dos estagiários; 2) melhor acompanhamento do aluno estagiário promovendo ajustes necessários observados no trabalho; 3) o estágio supervisionado deveria ser cursado antes do último semestre, visto que o acadêmico não volta mais à universidade para transmitir suas experiências, pontos positivos e negativos do estágio, dificultando um "feed-back" para a universidade; 4) promover novas pesquisas de modo a conhecer e avaliar melhor a importância das atividades desenvolvidas pelos alunos nas empresas; 5) que os projetos pedagógicos sejam sempre atualizados para atender as necessidades do mercado.xvi, 72 f.| tabs., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEstagios supervisionadosUma análise estatística dos estágios supervisionados: o caso da UNIFORinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEPS2342-D.pdfPEPS2342-D.pdfapplication/pdf6568705https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84139/1/PEPS2342-D.pdf562c020c047cacf71edfbd347a7f9137MD51123456789/841392012-10-20 03:39:20.67oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84139Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-20T06:39:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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