A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nikollas Antonny Silveira Sales de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248131
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.
id UFSC_8edd5e514fa244eb23d092036c1dc7ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248131
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion designThe art history in motion: virtual digital exhibition of rereadings in motion designL'histoire de l'art en mouvement : exposition virtuelle numérique des relectures en motion designHistória da ArteArt HistoryHistoire de l'artExposição VirtualVirtual ExhibitionExposition virtuelleExposição DigitalDigital ExhibitionExposition numériqueReleituraRereadingRelectureMotion DesignTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.Desde os primórdios da história humana, as artes visuais foram a primeira forma de registro da nossa existência. Dos tempos primitivos aos recentes, a sua evolução se encontra eternizada em diversos meios de comunicação. Entretanto, fatores sociais e sanitários, como a desigualdade e a pandemia, acarretaram um declínio cada vez maior no interesse da sociedade em conhecer sobre sua própria história através da arte. É com esse problema que surgiu o presente projeto, que visou criar uma exposição virtual digital em motion design para mostrar releituras de obras pictóricas presentes em diferentes estilos estéticos ao longo dos últimos milênios. O processo projetual se baseou na metodologia de David Dean e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, tendo feito uma extensa pesquisa cronológica das pinturas principais, passando-se pela Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea. Com todo esse estudo, foi possível dar seguimento e aplicar os métodos adaptados ao ambiente online sem perder a essência do espaço expositivo e dos três pilares (contextualização, fruição e fazer artístico). Frente à sequência Fibonacci e suas proporções áureas, criou-se a respectiva identidade visual e realizou-se as curadorias, os planos educativo e promocional, além de um questionário para o final da visita. Finalizou-se obtendo êxito nos objetivos ao inaugurar o trabalho através da plataforma Artsteps sob auxílio dos softwares Illustrator, Photoshop, After Effects e Motionleap para a produção de todas as peças gráficas e animadas, usadas na exposição e neste relatório.Since the beginning of human history, the visual arts have been the first form of recording our existence. From primitive times to recent times, its evolution is eternalized in various means of communication. However, social and health factors, such as inequality and the pandemic, have led to an increasing decline in society's interest in learning about its own history through art. It is with this problem that the present project arose, which aimed to create a digital virtual exhibition in motion design to show rereadings of pictorial works present in different aesthetic styles over the last millennia. The design process was based on David Dean's methodology and Ana Mae Barbosa's triangular approach, having carried out an extensive chronological research of the main paintings, passing through Prehistory, Antiquity, Middle Ages, Modern and Contemporary. With all this study, it was possible to follow up and apply the methods adapted to the online environment without losing the essence of the exhibition space and the three pillars (contextualization, fruition and artistic making). Faced with the Fibonacci sequence and its golden proportions, the respective visual identity was created and curatorship, educational and promotional plans were carried out, in addition to a questionnaire for the end of the visit. It ended with success in achieving the objectives by inaugurating the work through the Artsteps platform with the help of Illustrator, Photoshop, After Effects and Motionleap software for the production of all graphic and animated pieces, used in the exhibition and in this report.Depuis l'aube de l'histoire humaine, les arts visuels ont été la première forme d'enregistrement de notre existence. Des temps primitifs aux temps récents, son évolution s'éternise dans divers moyens de communication. Cependant, des facteurs sociaux et sanitaires, tels que les inégalités et la pandémie, ont conduit à un déclin croissant de l'intérêt de la société pour l'apprentissage de sa propre histoire à travers l'art. C'est avec cette problématique qu'est né le présent projet, qui visait à créer une exposition virtuelle numérique en motion design pour montrer des relectures d'œuvres picturales présentes dans différents styles esthétiques au cours des derniers millénaires. Le processus de conception était basé sur la méthodologie de David Dean et l'approche triangulaire d'Ana Mae Barbosa, après avoir effectué une recherche chronologique approfondie des principaux tableaux, en passant par la Préhistoire, l'Antiquité, le Moyen ge, le Moderne et le Contemporain. Avec toute cette étude, il a été possible de suivre et d'appliquer les méthodes adaptées à l'environnement en ligne sans perdre l'essence de l'espace d'exposition et des trois piliers (contextualisation, réalisation et création artistique) en réalisant des curatelles, des plans promotionnels et éducatifs, en complément d'un questionnaire à la fin de la visite. Enfin, les objectifs ont été atteints lorsque l'œuvre a été inaugurée via la plateforme Artsteps, avec l'aide des logiciels Illustrator, Photoshop, After Effects et Motionleap pour la production de toutes les pièces graphiques et animées, utilisées dans l'exposition et dans ce rapport.Florianópolis, SC.Nascimento, Rosana Andrade Dias doUniversidade Federal de Santa Catarina.Lima, Nikollas Antonny Silveira Sales de2023-07-05T16:24:06Z2023-07-05T16:24:06Z2023-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis156 f. + 1 vídeo.video/mp4application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248131Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-05T16:24:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-05T16:24:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
The art history in motion: virtual digital exhibition of rereadings in motion design
L'histoire de l'art en mouvement : exposition virtuelle numérique des relectures en motion design
title A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
spellingShingle A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
Lima, Nikollas Antonny Silveira Sales de
História da Arte
Art History
Histoire de l'art
Exposição Virtual
Virtual Exhibition
Exposition virtuelle
Exposição Digital
Digital Exhibition
Exposition numérique
Releitura
Rereading
Relecture
Motion Design
title_short A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
title_full A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
title_fullStr A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
title_full_unstemmed A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
title_sort A história da arte em movimento: exposição virtual digital de releituras em motion design
author Lima, Nikollas Antonny Silveira Sales de
author_facet Lima, Nikollas Antonny Silveira Sales de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Rosana Andrade Dias do
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Nikollas Antonny Silveira Sales de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Arte
Art History
Histoire de l'art
Exposição Virtual
Virtual Exhibition
Exposition virtuelle
Exposição Digital
Digital Exhibition
Exposition numérique
Releitura
Rereading
Relecture
Motion Design
topic História da Arte
Art History
Histoire de l'art
Exposição Virtual
Virtual Exhibition
Exposition virtuelle
Exposição Digital
Digital Exhibition
Exposition numérique
Releitura
Rereading
Relecture
Motion Design
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-05T16:24:06Z
2023-07-05T16:24:06Z
2023-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248131
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. + 1 vídeo.
video/mp4
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652393888350208