Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: das Neves, Mayla Rezende Barbosa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255665
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_8f601ad55465eaf68c6a988cab408008
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/255665
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiroBrandingCustomer-based brand equitybrand awarenessmarketing de comunicaçãonavegação na webTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.As marcas são cruciais para que as empresas se destaquem competitivamente, impulsionando vendas, reputação e margens de lucro. Keller (2013) destaca a importância da gestão de marcas no setor de tecnologia para construir uma reputação duradoura, que concorrentes não podem facilmente replicar. Este estudo investiga o reconhecimento da marca Opera entre os usuários brasileiros do sistema operacional Android, analisando suas estratégias de comunicação hiper localizadas. A pesquisa, com uma amostra de 335 pessoas, explora conceitos de branding, brand equity, customer-based brand equity, brand awareness e marketing communication. Ao final, serão sugeridas novas estratégias de comunicação para fortalecer o reconhecimento e a visibilidade da marca Opera, como navegador de internet, entre os consumidores brasileiros. A investigação recorre a autores como Keller (2003), Kotler (2003) e Aaker (1996), que discutem as associações e atitudes dos clientes em relação a uma marca. O estudo, de natureza descritiva e exploratória, combina a análise da literatura, da coleta de dados e do relatório interno "Opera Brand Survey - Brazil" (2023), utilizando métodos qualitativos e quantitativos. Os principais resultados mostram um aumento no reconhecimento da marca entre 2023 e 2024, mas destacam que as estratégias de promoção atuais não alcançam adequadamente o público pesquisado.Florianópolis, SC.Ocke, Marco Antônio de MoraesUniversidade Federal de Santa Catarina.das Neves, Mayla Rezende Barbosa2024-07-08T15:45:03Z2024-07-08T15:45:03Z2024-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255665Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-08T15:45:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255665Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-08T15:45:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
title Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
spellingShingle Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
das Neves, Mayla Rezende Barbosa
Branding
Customer-based brand equity
brand awareness
marketing de comunicação
navegação na web
title_short Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
title_full Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
title_fullStr Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
title_full_unstemmed Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
title_sort Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
author das Neves, Mayla Rezende Barbosa
author_facet das Neves, Mayla Rezende Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ocke, Marco Antônio de Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv das Neves, Mayla Rezende Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Customer-based brand equity
brand awareness
marketing de comunicação
navegação na web
topic Branding
Customer-based brand equity
brand awareness
marketing de comunicação
navegação na web
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-08T15:45:03Z
2024-07-08T15:45:03Z
2024-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255665
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042780963799040