Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255665 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
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Brand awareness e navegação na web: uma análise do reconhecimento da marca Opera entre usuários de dispositivos Android no mercado brasileiroBrandingCustomer-based brand equitybrand awarenessmarketing de comunicaçãonavegação na webTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.As marcas são cruciais para que as empresas se destaquem competitivamente, impulsionando vendas, reputação e margens de lucro. Keller (2013) destaca a importância da gestão de marcas no setor de tecnologia para construir uma reputação duradoura, que concorrentes não podem facilmente replicar. Este estudo investiga o reconhecimento da marca Opera entre os usuários brasileiros do sistema operacional Android, analisando suas estratégias de comunicação hiper localizadas. A pesquisa, com uma amostra de 335 pessoas, explora conceitos de branding, brand equity, customer-based brand equity, brand awareness e marketing communication. Ao final, serão sugeridas novas estratégias de comunicação para fortalecer o reconhecimento e a visibilidade da marca Opera, como navegador de internet, entre os consumidores brasileiros. A investigação recorre a autores como Keller (2003), Kotler (2003) e Aaker (1996), que discutem as associações e atitudes dos clientes em relação a uma marca. O estudo, de natureza descritiva e exploratória, combina a análise da literatura, da coleta de dados e do relatório interno "Opera Brand Survey - Brazil" (2023), utilizando métodos qualitativos e quantitativos. Os principais resultados mostram um aumento no reconhecimento da marca entre 2023 e 2024, mas destacam que as estratégias de promoção atuais não alcançam adequadamente o público pesquisado.Florianópolis, SC.Ocke, Marco Antônio de MoraesUniversidade Federal de Santa Catarina.das Neves, Mayla Rezende Barbosa2024-07-08T15:45:03Z2024-07-08T15:45:03Z2024-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255665Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-08T15:45:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255665Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-08T15:45:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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