A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Iran Abreu
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vaz, Cristina Lúcia Dias, Neri Junior, Edilson dos Passos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797
Resumo: Disponível no seguinte link: https://www.seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/17295
id UFSC_9055c95e9ec12bd5dcc0371aa730cc3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242797
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicosarte e matemáticaAlmada Negreiroscurva planainterdisciplinaridadesemióticaDisponível no seguinte link: https://www.seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/17295O presente artigo objetiva veicular os resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, cujo escopo é investigar como a Arte e a Matemática se transversalizam e o potencial pedagógico da integração de saberes dessas disciplinas para o ensino e aprendizagem de matemática, materializado nas obras de arte de Almada Negreiros e objeto matemático da curva plana. A proposta de leitura artístico-matemático que apresentamos tem como preceito teórico o conceito de interdisciplinaridade (POMBO, 1993) somado aos de semiótica peirciana a partir de Santaella (2012, 2018), o qual se materializa na leitura da obra "Expulsão de Adão e Eva do Paraíso" (1952), em diálogo com a geometria da espiral áurea. Os resultados apontam que o processo de leitura proposto contribui para um ensino de matemática mais significativo e contextualizado, bem como pode ser adotado como encaminhamento didático, na educação básica e no ensino superior, para o ensino de conceitos e ideias matemáticas, contribuindo para processo de ensino e aprendizagem ativo, inovador e criativo.Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática2022-12-14T20:49:15Z2022-12-14T20:49:15Z2022-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMendes, I. A.; Vaz, C. L. D. ; Neri Junior, E. P. . A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 7, p. 21-37, 2022.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797Mendes, Iran AbreuVaz, Cristina Lúcia DiasNeri Junior, Edilson dos Passosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-14T20:49:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242797Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-14T20:49:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
title A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
spellingShingle A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
Mendes, Iran Abreu
arte e matemática
Almada Negreiros
curva plana
interdisciplinaridade
semiótica
title_short A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
title_full A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
title_fullStr A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
title_full_unstemmed A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
title_sort A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
author Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Vaz, Cristina Lúcia Dias
Neri Junior, Edilson dos Passos
author_role author
author2 Vaz, Cristina Lúcia Dias
Neri Junior, Edilson dos Passos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
Vaz, Cristina Lúcia Dias
Neri Junior, Edilson dos Passos
dc.subject.por.fl_str_mv arte e matemática
Almada Negreiros
curva plana
interdisciplinaridade
semiótica
topic arte e matemática
Almada Negreiros
curva plana
interdisciplinaridade
semiótica
description Disponível no seguinte link: https://www.seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/17295
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T20:49:15Z
2022-12-14T20:49:15Z
2022-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mendes, I. A.; Vaz, C. L. D. ; Neri Junior, E. P. . A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 7, p. 21-37, 2022.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797
identifier_str_mv Mendes, I. A.; Vaz, C. L. D. ; Neri Junior, E. P. . A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 7, p. 21-37, 2022.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652103391903744