A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797 |
Resumo: | Disponível no seguinte link: https://www.seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/17295 |
id |
UFSC_9055c95e9ec12bd5dcc0371aa730cc3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242797 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicosarte e matemáticaAlmada Negreiroscurva planainterdisciplinaridadesemióticaDisponível no seguinte link: https://www.seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/17295O presente artigo objetiva veicular os resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento, cujo escopo é investigar como a Arte e a Matemática se transversalizam e o potencial pedagógico da integração de saberes dessas disciplinas para o ensino e aprendizagem de matemática, materializado nas obras de arte de Almada Negreiros e objeto matemático da curva plana. A proposta de leitura artístico-matemático que apresentamos tem como preceito teórico o conceito de interdisciplinaridade (POMBO, 1993) somado aos de semiótica peirciana a partir de Santaella (2012, 2018), o qual se materializa na leitura da obra "Expulsão de Adão e Eva do Paraíso" (1952), em diálogo com a geometria da espiral áurea. Os resultados apontam que o processo de leitura proposto contribui para um ensino de matemática mais significativo e contextualizado, bem como pode ser adotado como encaminhamento didático, na educação básica e no ensino superior, para o ensino de conceitos e ideias matemáticas, contribuindo para processo de ensino e aprendizagem ativo, inovador e criativo.Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática2022-12-14T20:49:15Z2022-12-14T20:49:15Z2022-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMendes, I. A.; Vaz, C. L. D. ; Neri Junior, E. P. . A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 7, p. 21-37, 2022.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797Mendes, Iran AbreuVaz, Cristina Lúcia DiasNeri Junior, Edilson dos Passosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-14T20:49:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242797Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-14T20:49:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos |
title |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos |
spellingShingle |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos Mendes, Iran Abreu arte e matemática Almada Negreiros curva plana interdisciplinaridade semiótica |
title_short |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos |
title_full |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos |
title_fullStr |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos |
title_full_unstemmed |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos |
title_sort |
A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos |
author |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu Vaz, Cristina Lúcia Dias Neri Junior, Edilson dos Passos |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Cristina Lúcia Dias Neri Junior, Edilson dos Passos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu Vaz, Cristina Lúcia Dias Neri Junior, Edilson dos Passos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arte e matemática Almada Negreiros curva plana interdisciplinaridade semiótica |
topic |
arte e matemática Almada Negreiros curva plana interdisciplinaridade semiótica |
description |
Disponível no seguinte link: https://www.seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/17295 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14T20:49:15Z 2022-12-14T20:49:15Z 2022-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Mendes, I. A.; Vaz, C. L. D. ; Neri Junior, E. P. . A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 7, p. 21-37, 2022. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797 |
identifier_str_mv |
Mendes, I. A.; Vaz, C. L. D. ; Neri Junior, E. P. . A leitura de imagens como mediadora da integração entre Arte e Matemática: reflexões e encaminhamentos pedagógicos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 7, p. 21-37, 2022. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652103391903744 |