Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Daniela Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_90665f567fb71c4013a74548acfa0c96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196533
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação InfantilHenri Wallonprática pedagógica na Educação Infantildesenvolvimento da criançaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o pensamento teórico de Henri Wallon, analisando as possíveis contribuições do mesmo para a prática pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa é qualitativa e teve como fonte de referência as obras do autor e de outros pesquisadores brasileiros cujos trabalhos têm o autor como referência como Heloysa Dantas e Izabel Galvão. Além das fontes bibliográficas composta de livros, artigos e dissertações, também usamos documentos da legislação relacionados a esta etapa educativa. Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora. Wallon dedicou-se também aos estudos relacionados a educação, destacando o importante papel do professor nesse processo de desenvolvimento. Neste trabalho priorizamos abordar o desenvolvimento da criança entre 3 – 5 anos, e sua teorização sobre o desenvolvimento do pensamento da mesma. Procuramos também apresentar algumas contribuições do autor a docência na Educação Infantil, como as relações entre afetividade e a cognição, as referências as crises desta etapa da educação infantil e a afinidade entre a Pedagogia e a Psicologia.Florianópolis, SCCampos, Roselane FátimaUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Daniela Rodrigues2019-06-05T13:43:29Z2019-06-05T13:43:29Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T13:43:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196533Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-05T13:43:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
title Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
spellingShingle Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
Faria, Daniela Rodrigues
Henri Wallon
prática pedagógica na Educação Infantil
desenvolvimento da criança
title_short Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
title_full Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
title_fullStr Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
title_full_unstemmed Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
title_sort Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
author Faria, Daniela Rodrigues
author_facet Faria, Daniela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Roselane Fátima
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Daniela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Henri Wallon
prática pedagógica na Educação Infantil
desenvolvimento da criança
topic Henri Wallon
prática pedagógica na Educação Infantil
desenvolvimento da criança
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2019-06-05T13:43:29Z
2019-06-05T13:43:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652414198218752