Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_90665f567fb71c4013a74548acfa0c96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196533 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação InfantilHenri Wallonprática pedagógica na Educação Infantildesenvolvimento da criançaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar uma pesquisa bibliográfica sobre o pensamento teórico de Henri Wallon, analisando as possíveis contribuições do mesmo para a prática pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa é qualitativa e teve como fonte de referência as obras do autor e de outros pesquisadores brasileiros cujos trabalhos têm o autor como referência como Heloysa Dantas e Izabel Galvão. Além das fontes bibliográficas composta de livros, artigos e dissertações, também usamos documentos da legislação relacionados a esta etapa educativa. Wallon trouxe importantes contribuições sobre o desenvolvimento infantil, destacando os comportamentos e pensamentos singulares que o caracterizam. Sua compreensão é da criança como uma “pessoa completo”, constituída partir de três campos funcionais: a dimensão afetiva, a cognitiva e a motora. Wallon dedicou-se também aos estudos relacionados a educação, destacando o importante papel do professor nesse processo de desenvolvimento. Neste trabalho priorizamos abordar o desenvolvimento da criança entre 3 – 5 anos, e sua teorização sobre o desenvolvimento do pensamento da mesma. Procuramos também apresentar algumas contribuições do autor a docência na Educação Infantil, como as relações entre afetividade e a cognição, as referências as crises desta etapa da educação infantil e a afinidade entre a Pedagogia e a Psicologia.Florianópolis, SCCampos, Roselane FátimaUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Daniela Rodrigues2019-06-05T13:43:29Z2019-06-05T13:43:29Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T13:43:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196533Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-06-05T13:43:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil |
title |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil |
spellingShingle |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil Faria, Daniela Rodrigues Henri Wallon prática pedagógica na Educação Infantil desenvolvimento da criança |
title_short |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil |
title_full |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil |
title_fullStr |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil |
title_sort |
Contribuições da teoria psicogenética de Henri Wallon à Educação Infantil |
author |
Faria, Daniela Rodrigues |
author_facet |
Faria, Daniela Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Roselane Fátima Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Daniela Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Henri Wallon prática pedagógica na Educação Infantil desenvolvimento da criança |
topic |
Henri Wallon prática pedagógica na Educação Infantil desenvolvimento da criança |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2019-06-05T13:43:29Z 2019-06-05T13:43:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652414198218752 |