Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwambach, Giovanna
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.
id UFSC_908585a3cf208e61cf6a49da96e48618
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249172
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entendecomunicação empresarial; comunicação; variação linguística.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.A variação linguística é um fenômeno extremamente presente no Brasil. Nossa história e vasta extensão territorial alimentam a diversidade e ampliam os desafios da comunicação. Dentro das empresas, o cenário se repete, levando às corporações a aumentarem anualmente seus investimentos em capacitações e ferramentas que auxiliam na comunicação interna e com seus clientes. Este trabalho busca criar uma ponte entre os estudos da linguagem e o ambiente corporativo. Propor novas perspectivas para profissionais de Letras. Apresentar ferramentas que vão as encontro das necessidades das empresas e promovam desenvolvimento dos colaboradores. Parto da revisão dos estudos da socio, imersão a teoria de comunicação empresarial, desenvolvo uma pesquisa sobre comunicação no ambiente empresarial através das redes sociais e trago um relato de experiência no desenvolvimento de um guia de comunicação.Linguistic variation is an extremely present phenomenon in Brazil. Our history and vast territorial extension feed diversity and amplify communication challenges.Within companies, the scenario is repeated, leading companies to constantly increase their investments in training and tools that help in internal communication and with their customers. This work seeks to create a bridge between language studies and the corporate environment. Propose new perspectives for Language professionals. Present tools that meet the needs of companies and promote the development of employees. I start with a review of sociolinguistics studies, immersed in the theory of business communication, develop a research on communication in the business environment through social networks and bring an experience report in the development of a communication guide.Florianópolis, SC.Severo, Cristine GorskiUniversidade Federal de Santa Catarina.Schwambach, Giovanna2023-07-28T20:47:23Z2023-07-28T20:47:23Z2023-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-28T20:47:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249172Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-28T20:47:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
title Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
spellingShingle Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
Schwambach, Giovanna
comunicação empresarial; comunicação; variação linguística.
title_short Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
title_full Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
title_fullStr Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
title_full_unstemmed Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
title_sort Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
author Schwambach, Giovanna
author_facet Schwambach, Giovanna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Severo, Cristine Gorski
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwambach, Giovanna
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação empresarial; comunicação; variação linguística.
topic comunicação empresarial; comunicação; variação linguística.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28T20:47:23Z
2023-07-28T20:47:23Z
2023-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652245864022016