Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. |
id |
UFSC_908585a3cf208e61cf6a49da96e48618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249172 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entendecomunicação empresarial; comunicação; variação linguística.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa.A variação linguística é um fenômeno extremamente presente no Brasil. Nossa história e vasta extensão territorial alimentam a diversidade e ampliam os desafios da comunicação. Dentro das empresas, o cenário se repete, levando às corporações a aumentarem anualmente seus investimentos em capacitações e ferramentas que auxiliam na comunicação interna e com seus clientes. Este trabalho busca criar uma ponte entre os estudos da linguagem e o ambiente corporativo. Propor novas perspectivas para profissionais de Letras. Apresentar ferramentas que vão as encontro das necessidades das empresas e promovam desenvolvimento dos colaboradores. Parto da revisão dos estudos da socio, imersão a teoria de comunicação empresarial, desenvolvo uma pesquisa sobre comunicação no ambiente empresarial através das redes sociais e trago um relato de experiência no desenvolvimento de um guia de comunicação.Linguistic variation is an extremely present phenomenon in Brazil. Our history and vast territorial extension feed diversity and amplify communication challenges.Within companies, the scenario is repeated, leading companies to constantly increase their investments in training and tools that help in internal communication and with their customers. This work seeks to create a bridge between language studies and the corporate environment. Propose new perspectives for Language professionals. Present tools that meet the needs of companies and promote the development of employees. I start with a review of sociolinguistics studies, immersed in the theory of business communication, develop a research on communication in the business environment through social networks and bring an experience report in the development of a communication guide.Florianópolis, SC.Severo, Cristine GorskiUniversidade Federal de Santa Catarina.Schwambach, Giovanna2023-07-28T20:47:23Z2023-07-28T20:47:23Z2023-06-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-28T20:47:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249172Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-28T20:47:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende |
title |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende |
spellingShingle |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende Schwambach, Giovanna comunicação empresarial; comunicação; variação linguística. |
title_short |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende |
title_full |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende |
title_fullStr |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende |
title_full_unstemmed |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende |
title_sort |
Comunicação empresarial: o que se fala, o que se entende |
author |
Schwambach, Giovanna |
author_facet |
Schwambach, Giovanna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Severo, Cristine Gorski Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwambach, Giovanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação empresarial; comunicação; variação linguística. |
topic |
comunicação empresarial; comunicação; variação linguística. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28T20:47:23Z 2023-07-28T20:47:23Z 2023-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043036533227520 |