Agroturismo e orientação aos circuitos curtos de comercialização dos alimentos orgânicos : estudo do caso "acolhida na colônia"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175825 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2016. |
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Agroturismo e orientação aos circuitos curtos de comercialização dos alimentos orgânicos : estudo do caso "acolhida na colônia"AgroecossistemasAgricultura familiarMarketingAnálise multivariadaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2016.Esta pesquisa trata da orientação aos canais de venda dos produtos orgânicos, com particular atenção à venda direta na propriedade e a outras formas de circuitos curtos de comercialização praticadas pelos agricultores familiares da associação de agroturismo ?Acolhida na Colônia?, no estado de Santa Catarina, Brasil. As motivações e as problemáticas encontradas na fase de comercialização pelas famílias que oferecem serviços agroturísticos foram mapeadas por entrevistas e grupo focal e analisadas a partir de estatísticas descritivas e multivariadas, com a finalidade de tipificar o perfil de relação mercantil e de orientação ao mercado dos agricultores familiares que visam articular o agroturismo com a oferta de produtos orgânicos. O conhecimento existente sobre o tema pesquisado foi aprofundado e atualizado com base nos resultados da pesquisa de campo, sob o pressuposto de que os três conceitos analisados (marketing para agricultura familiar, circuitos curtos de comercialização e agroturismo) estão fortemente ligados uns aos outros pela dinâmica da relação entre produtores e consumidores de produtos orgânicos. Ferramentas de marketing podem ser usadas por agricultores familiares da AC que precisam inovar e melhorar o relacionamento com o mercado local, escolhendo as estratégias e os canais de comercialização mais adequados para integrar com sucesso a oferta de serviços de agroturismo com a de produtos orgânicos. Os resultados da análise multivariada aplicada aos dados obtidos por meio dos 111 questionários válidos coletados entre os 120 agricultores familiares de AC, confirmados também pelas respostas obtidas no grupo focal realizado em Santa Rosa de Lima com os agricultores da AC, permitiram identificar três diferentes perfis de orientação ao mercado. Esses resultados empíricos, assim como conhecimento direto das problemáticas e dificuldades dos agricultores e das suas esperanças e expectativas em relação ao relacionamento com o mercado dos orgânicos, constituem a base para a individuação de estratégias para desenvolver, em particular por meio dos circuitos curtos de comercialização, a capacidade da AC de melhorar o escoamento das produções orgânicas dos seus associados.<br>Abstract : This research investigates the orientation of the sales channels for organic products, with special attention to direct sales at on the farm and other forms of short commercialization supply chains used by the family farmers of the "Acolhida na Colônia" agro-tourism association (AC) in the state of Santa Catarina (SC), Brazil.The investigation method is based on qualitative - focus group with the CA farmers - and descriptive and multivariate statistics of 111 questionnaires to the farmers. The results of the multivariate analysis are confirmed by the responses in the Santa Rosa de Lima Focus Group, allowing for the definition of three different market-orientation profiles of the 111 family farmers.The issue of establishing an effective and efficient producer-consumer relationship for those farmers who want to combine agro-tourism and trading of organic products has been investigated focusing on three interconnected concepts: family farming marketing, short marketing circuits and agro-tourism. The results obtained show that the problems met by the AC farmers in the trading of the organic products can be solved through more effective strategies of short marketing circuits to improve the connection between farmers and consumers.Rover, Oscar JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaFantini, Andrea2017-05-23T04:12:12Z2017-05-23T04:12:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il., grafs., tabs.application/pdf345677https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175825porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:12:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175825Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:12:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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