História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oruê, Gabriela Regina Vasques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235441
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61
id UFSC_91253361da69aad357a4c9345d3b89cc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235441
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemáticaHistória CulturalMatemática escolarPesquisa bibliográficaEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61Este trabalho pretende apresentar contribuições da História das Disciplinas Escolares (HDE) para a quarta perspectiva da história da educação matemática. Em vista disso, define-se a seguinte questão norteadora: Que contribuições a HDE proporciona à história da educação matemática? Para tanto, assumem-se as reflexões de André Chervel acerca da HDE como referencial teórico utilizado para as discussões e desenvolvimento deste trabalho, bem como adota-se a pesquisa bibliográfica como metodologia. Então, o procedimento metodológico é compreendido em quatro fases: identificação, localização, fichamento e análise e interpretação. Dessa maneira, selecionam-se tese e dissertações desenvolvidas à luz da HDE. Observa-se, então, que no trajeto de constituição de um saber escolar, a escola desempenha um papel que vai além de ser edifício. Diante disso, a escola é compreendida como um lugar que não apenas reproduz saberes, mas, sim, como um lugar de criação de saberes; e essa é a contribuição que se sobressai. Portanto, compreender que a escola produz saberes para o ensino ao longo do tempo é a contribuição fundamental da HDE para a história da educação matemática.ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP2022-06-07T10:38:02Z2022-06-07T10:38:02Z2022-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfORUÊ, G. R. V. História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 4, p. 1-24, 10 fev. 2022.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235441Oruê, Gabriela Regina Vasquesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T10:38:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235441Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-07T10:38:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
title História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
spellingShingle História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
Oruê, Gabriela Regina Vasques
História Cultural
Matemática escolar
Pesquisa bibliográfica
title_short História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
title_full História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
title_fullStr História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
title_full_unstemmed História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
title_sort História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática
author Oruê, Gabriela Regina Vasques
author_facet Oruê, Gabriela Regina Vasques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oruê, Gabriela Regina Vasques
dc.subject.por.fl_str_mv História Cultural
Matemática escolar
Pesquisa bibliográfica
topic História Cultural
Matemática escolar
Pesquisa bibliográfica
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/61
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-07T10:38:02Z
2022-06-07T10:38:02Z
2022-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ORUÊ, G. R. V. História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 4, p. 1-24, 10 fev. 2022.
2675-2646
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235441
identifier_str_mv ORUÊ, G. R. V. História das disciplinas escolares e suas contribuições para a história da educação matemática. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 4, p. 1-24, 10 fev. 2022.
2675-2646
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP
publisher.none.fl_str_mv ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652125527343104