A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciana da Silva dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130142
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_912f9d5496348e1dc30280fa7b494535
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130142
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.AutonomiaCriançasConflitosAprendizagemTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.A presente pesquisa tem como tema “A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos”. Foi realizada em uma escola privada, no município de Araranguá-SC. Buscou-se investigar o modo como o/a professor/a media situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos. Teve como objetivo geral analisar a forma como o professor media situações de conflitos na educação infantil com crianças de 4 a 5 anos. A pesquisa classifica-se como qualitativa, do tipo exploratória, com característica de campo bibliográfica. Utilizou-se, para tanto, uma amostra simples e intencional. Os sujeitos pesquisados foram (01) professor/a titular e (01) professor/a assistente. Os recursos metodológicos para a realização da coleta de dados foram um questionário com perguntas abertas e a realização de uma observação da prática pedagógica dos/as professores/as. Os dados foram registrados em diário de campo e, em seguida, analisados. Os dados desta pesquisa permitiram, portanto, a elaboração deste estudo, que tem como referencial em teóricos pautado nas discussões vygotskyanas, documentos legais, e autores/as contemporâneos. As narrativas dos/as professores/as e as observações de campo sugerem inúmeras questões para o debate na área, dentre os quais é possível pensar que as instituições de educação infantil são espaços privilegiados para a aprendizagem na resolução de conflitos, e as interações sociais permitem que as crianças vivenciem e experienciem diferentes modos de se relacionarem com as diferenças e os conflitos decorrentes dessa relação.Araranguá, SCBragagnolo, Regina IngridUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Luciana da Silva dos2015-02-25T12:19:08Z2015-02-25T12:19:08Z2014-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130142porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-25T12:19:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130142Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-25T12:19:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
title A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
spellingShingle A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
Santos, Luciana da Silva dos
Autonomia
Crianças
Conflitos
Aprendizagem
title_short A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
title_full A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
title_fullStr A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
title_full_unstemmed A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
title_sort A mediação do professor na educação infantil: situações de conflitos entre crianças de 4 a 5 anos.
author Santos, Luciana da Silva dos
author_facet Santos, Luciana da Silva dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragagnolo, Regina Ingrid
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciana da Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Crianças
Conflitos
Aprendizagem
topic Autonomia
Crianças
Conflitos
Aprendizagem
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - Segunda Edição – Polo Araranguá - SC, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-13
2015-02-25T12:19:08Z
2015-02-25T12:19:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130142
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 44 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
publisher.none.fl_str_mv Araranguá, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651996629041152