"Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Bruno Nascimento de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221324
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
id UFSC_91a41264b95071637901384297f7f2f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221324
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentosEducaçãoEducação físicaFormação do indivíduoMovimentoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão acerca do \"se-movimentar\". Este processo permitiu perguntar sobre o caráter formativo da interpretação filosófica do movimento humano, conhecida e discutida no Brasil enquanto \"se-movimentar\". Foi realizada uma pesquisa teórica, de viés qualitativo, esta que consiste em (re)construir conceitos, teorias e ideias, buscando ampliar as discussões. Para tanto, foi dividido em três capítulos principais. O primeiro capítulo busca situar a discussão do \"se movimentar\" em Elenor Kunz. Sendo assim, foram desenvolvidas algumas das teses centrais do projeto de Educação Física de Kunz. O segundo capítulo procura entender o conceito de formação humana nos termos da Bildung. Esta adentra à Bildung possibilitou arregimentar reflexões para pensar a formação nos termos do \"se-movimentar\". O terceiro e último capítulo busca dar um passo atrás na discussão do \"se-movimentar\" no holandês Frederik Jacobus Johannes Buytendijk, autor que foi um dos protagonistas nas reflexões que possibilitariam o pensar de uma teoria do movimento humano. O percurso do capítulo alcança diversos aspectos do autor, sobrevoando sua trajetória formativa, seu contexto e diálogos filosóficos. Aborda também a discussão do primeiro sorriso da criança, do fenômeno do encontro e do jogo. Neste último, procura caracterizar o entendimento de antropologia do jogo, tratando da questão da linguagem, e de um importante fundamento do jogo: o vaivém lúdico. Por fim, são feitas algumas possíveis relações entre a ideia de formação humana (Bildung) nos termos do \"se-movimentar\", retomando em paralelo, reflexões do holandês Buytendijk para continuar pensando acerca de uma teoria do movimento humano, isto é, o \"se-movimentar\".Abstract: The purpose of the present investigation is develop a reflection about phenomenon of the \"moving-own\" (under the perspective of Elenor Kunz's theory: \"se-movimentar\"). This process allowed us to ask about the formative feature (in terms of Bildung) of the philosophical interpretation of the human movement (moving-own), known in Brazil in the idea of \"se-movimentar\". It is a theoretical research, of qualitative character, that seeks to reconstruct concepts, theories and ideas. Therefore, the work was organized in three chapters. The first chapter presents the discussion of \"moving-own\" in Elenor Kunz. So, some principles of your physical education project have been described. The second chapter search understand the Bildung concept. This approach to the idea of Bildung made it possible to gather reflections to think about formation in tems of \"moving-own\". The third chapter tries to understand the phenomenon \"moving-own\" (\"se-movimentar\") in F.F.J Buytendijk, dutch interested in thinking about the human movement. In the chapter it was approached about his formation, his philosophical tendencies, besides thinking about the phenomenon of the first smile of child, encounter phenomenon and the Spielen (German expression). Finally, hypotheses are elaborated that would lead to the understanding the phenomenon of \"moving-own\" (\"se-movimentar\") while able to have Bildung as the horizon, taking up in parallel the reflections of the dutch Buytendijk, to continue thinking about a theory of human movement, that is, \"moving-own\".Vaz, Alexandre FernandezUniversidade Federal de Santa CatarinaSiqueira, Bruno Nascimento de2021-03-22T13:55:51Z2021-03-22T13:55:51Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 p.| il.application/pdf371264https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221324porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T13:55:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221324Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-22T13:55:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
title "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
spellingShingle "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
Siqueira, Bruno Nascimento de
Educação
Educação física
Formação do indivíduo
Movimento
title_short "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
title_full "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
title_fullStr "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
title_full_unstemmed "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
title_sort "Se-movimentar" (Sich Bewegen) e formação humana (Bildung): diagnósticos e desdobramentos
author Siqueira, Bruno Nascimento de
author_facet Siqueira, Bruno Nascimento de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, Alexandre Fernandez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Bruno Nascimento de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação física
Formação do indivíduo
Movimento
topic Educação
Educação física
Formação do indivíduo
Movimento
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22T13:55:51Z
2021-03-22T13:55:51Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371264
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221324
identifier_str_mv 371264
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652118772416512