A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84456 |
Resumo: | Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_91b7ad0bf0783460cfc172828238564c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84456 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaCampos, Ricardo deXavier, Rosely Perez2012-10-20T09:29:48Z2012-10-20T09:29:48Z20022002181755http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84456Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este estudo tem como objetivo investigar como professores de inglês utilizam a Internet em sua prática pedagógica levando em consideração sua abordagem de ensino, o design das tarefas e sua relação com os recursos e capacidades da Rede, os procedimentos pedagógicos e o papel do professor e alunos durante estas atividades. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionários auto-aplicados, perguntas exploratórias e observações de aulas. O estudo revela que a Internet está sendo utilizada principalmente como uma fonte de dados/informações através da qual os professores propõem tarefas de pesquisa e obtêm tarefas prontas para suplementar sua prática pedagógica. Foi possível perceber a ocorrência dos seguintes tipos de tarefas baseadas na Internet na prática dos professores-informantes: (1) tarefas de pesquisa, (2) tarefas prontas na Rede, (3) tarefas interpessoais assíncronas via Rede e, (4) tarefas baseadas em textos retirados da Internet. Embora a maior parte das tarefas baseadas na Rede revelou uma abordagem comunicativa, muitas atividades mostraram-se não comprometidas com uma aprendizagem mais autônoma, significativa e crítica.92 f.| grafs.,tabs.Florianópolis, SCEducaçãoLingua inglesaEstudo e ensinoInternet (Redes de computadores)Pratica de ensinoA internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL181755.pdfapplication/pdf5213817https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84456/1/181755.pdfbd4a19c4442cfb11ae955a35ec2b9017MD51123456789/844562014-09-26 00:01:59.338oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84456Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T03:01:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
title |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
spellingShingle |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / Campos, Ricardo de Educação Lingua inglesa Estudo e ensino Internet (Redes de computadores) Pratica de ensino |
title_short |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
title_full |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
title_fullStr |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
title_full_unstemmed |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
title_sort |
A internet e o ensino da língua estrangeira: uma amostra de como professores de inglês estão se apropriando dos recursos da rede em sua prática pedagógica / |
author |
Campos, Ricardo de |
author_facet |
Campos, Ricardo de |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ricardo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Xavier, Rosely Perez |
contributor_str_mv |
Xavier, Rosely Perez |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Lingua inglesa Estudo e ensino Internet (Redes de computadores) Pratica de ensino |
topic |
Educação Lingua inglesa Estudo e ensino Internet (Redes de computadores) Pratica de ensino |
description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-20T09:29:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-20T09:29:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84456 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
181755 |
identifier_str_mv |
181755 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84456 |
dc.language.iso.pt_BR.fl_str_mv |
|
language_invalid_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 f.| grafs.,tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/84456/1/181755.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd4a19c4442cfb11ae955a35ec2b9017 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805268538064896 |