Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Bernardete
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_91cc53ba6240671d0959b778d65b6740
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83731
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenhariasEngenharia de produçãoEngenhariaDesenho técnicoEstudo e ensino (Superior)AprendizagemEnsino auxiliado por computadorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho tem como objetivo construir uma proposta didático-pedagógica de ensino em Desenho Técnico para os cursos de Engenharia, com o suporte do computador, utilizando a Internet e o CD-ROM, para que o aluno possa construir seu aprendizado. Inicialmente, apresenta um breve histórico da evolução do Desenho Técnico até os dias de hoje, com relatos sucintos da situação do ensino de Desenho Técnico em algumas instituições nacionais e internacionais. Procurou-se fundamentar o uso das mídias na educação, bem como a evolução do ensino a distância e do computador no contexto da educação e aprendizagem, finalizando com experiências realizadas atualmente em algumas instituições nacionais e internacionais. Apresenta a concepção do modelo didático-pedagógico, desde sua fase de planejamento, desenvolvimento até a sua aplicação e avaliação. O modelo trata de um ambiente híbrido composto de três módulos: os fundamentos teóricos em um protótipo, desenvolvido em CD-ROM; as informações, as comunicações e o material de apoio em um ambiente web na Internet; e a parte prática em laboratório. A aplicação deste modelo foi direcionada para a disciplina de Desenho Técnico, aos alunos de Engenharia Mecânica. Após a aplicação do modelo e de sua avaliação nos aspectos funcionais, ergonômicos e pedagógicos conclui-se, através das avaliações que os alunos estão familiarizados com as tecnologias adotadas, e receptivos a novas formas de aprendizagem.Florianópolis, SCFiod Neto, MiguelUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Bernardete2012-10-20T02:51:12Z2012-10-20T02:51:12Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis189 f.| il., grafs., tabs.application/pdf185260http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:56:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83731Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:56:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
title Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
spellingShingle Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
Trindade, Bernardete
Engenharia de produção
Engenharia
Desenho técnico
Estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
title_short Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
title_full Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
title_fullStr Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
title_full_unstemmed Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
title_sort Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
author Trindade, Bernardete
author_facet Trindade, Bernardete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiod Neto, Miguel
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Bernardete
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Engenharia
Desenho técnico
Estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
topic Engenharia de produção
Engenharia
Desenho técnico
Estudo e ensino (Superior)
Aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T02:51:12Z
2012-10-20T02:51:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185260
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731
identifier_str_mv 185260
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 f.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652324892049408