Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
id |
UFSC_91cc53ba6240671d0959b778d65b6740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83731 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenhariasEngenharia de produçãoEngenhariaDesenho técnicoEstudo e ensino (Superior)AprendizagemEnsino auxiliado por computadorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoEste trabalho tem como objetivo construir uma proposta didático-pedagógica de ensino em Desenho Técnico para os cursos de Engenharia, com o suporte do computador, utilizando a Internet e o CD-ROM, para que o aluno possa construir seu aprendizado. Inicialmente, apresenta um breve histórico da evolução do Desenho Técnico até os dias de hoje, com relatos sucintos da situação do ensino de Desenho Técnico em algumas instituições nacionais e internacionais. Procurou-se fundamentar o uso das mídias na educação, bem como a evolução do ensino a distância e do computador no contexto da educação e aprendizagem, finalizando com experiências realizadas atualmente em algumas instituições nacionais e internacionais. Apresenta a concepção do modelo didático-pedagógico, desde sua fase de planejamento, desenvolvimento até a sua aplicação e avaliação. O modelo trata de um ambiente híbrido composto de três módulos: os fundamentos teóricos em um protótipo, desenvolvido em CD-ROM; as informações, as comunicações e o material de apoio em um ambiente web na Internet; e a parte prática em laboratório. A aplicação deste modelo foi direcionada para a disciplina de Desenho Técnico, aos alunos de Engenharia Mecânica. Após a aplicação do modelo e de sua avaliação nos aspectos funcionais, ergonômicos e pedagógicos conclui-se, através das avaliações que os alunos estão familiarizados com as tecnologias adotadas, e receptivos a novas formas de aprendizagem.Florianópolis, SCFiod Neto, MiguelUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Bernardete2012-10-20T02:51:12Z2012-10-20T02:51:12Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis189 f.| il., grafs., tabs.application/pdf185260http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:56:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83731Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:56:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias |
title |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias |
spellingShingle |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias Trindade, Bernardete Engenharia de produção Engenharia Desenho técnico Estudo e ensino (Superior) Aprendizagem Ensino auxiliado por computador |
title_short |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias |
title_full |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias |
title_fullStr |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias |
title_full_unstemmed |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias |
title_sort |
Ambiente híbrido para a aprendizagem dos fundamentos de desenho técnico para as engenharias |
author |
Trindade, Bernardete |
author_facet |
Trindade, Bernardete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiod Neto, Miguel Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Bernardete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Engenharia Desenho técnico Estudo e ensino (Superior) Aprendizagem Ensino auxiliado por computador |
topic |
Engenharia de produção Engenharia Desenho técnico Estudo e ensino (Superior) Aprendizagem Ensino auxiliado por computador |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T02:51:12Z 2012-10-20T02:51:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185260 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731 |
identifier_str_mv |
185260 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
189 f.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652324892049408 |