Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sembay, Marcio Jose
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92872
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.
id UFSC_91eeefcdd9521c4391f7a35bc6d64033
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92872
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecáriosCiência da informaçãoEnsino a distanciaBibliotecasBibliotecariosMaterial didaticoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.O cenário da sociedade passa por mudanças contínuas, com destaque no aspecto de tratamento da informação e na relevância da educação, especialmente nas universidades ou Instituições Federais de Ensino Superior, no Brasil e no mundo. Nesse cenário, a informação é um elemento crucial para a construção dos alicerces da sociedade da informação. Justifica-se o estudo da Educação a Distância neste trabalho pela expansão da educação nas Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras por meio do avanço dos canais e suportes eletrônicos por onde a informação trafega, chegando aos pontos mais remotos do país. Essa pesquisa apresenta cinco modelos de sistemas institucionais de Educação a Distância que se concentram diretamente em atender as necessidades do aluno, ou seja, o aluno como centro do processo de aprendizagem, além dos papéis que os bibliotecários desenvolvem nos sistemas de Educação a Distância e bibliotecas de Pólos de Apoio Presencial. Portanto, este estudo teve por objetivo analisar a atuação dos bibliotecários na Educação a Distância dos cursos de graduação e pós-graduação à distância nos Pólos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva com abordagem quantiqualitativa, sendo que o método empregado foi o estudo de campo. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários e entrevistas. Dois grupos de atores que integraram o universo dessa pesquisa responderam os questionários e foram entrevistados: Trinta Coordenadores de Pólos de Apoio Presencial e três Coordenadores de Produção de Materiais de Educação a Distância. No primeiro grupo de atores, o resultado em relação à existência de bibliotecas de Pólos de Apoio Presencial é de 76,7%, e 50% afirmam que essas bibliotecas possuem menos de 500 livros no acervo. A falta de bibliotecários nos Pólos de Apoio Presencial é de 86,7%, e 13,3% das respostas afirmam a existência desse profissional nesse cenário em dedicação em tempo parcial. No segundo grupo de atores, um participante afirma a existência de bibliotecários formados nas Equipes de Produção de Material de Educação a Distância em tempo parcial, e os outros dois afirmam a inexistência desses profissionais nesse cenário. Os padrões e normas de formatação dos materiais mais utilizados pelas equipes de produção de material de Educação a Distância, são o MEC e ABNT. Evidencia-se que os Pólos de Apoio Presencial estão sendo credenciados com a existência de bibliotecas e com a falta do ator principal para a organização da informação nesses ambientes, o bibliotecário. As equipes de produção de material de Educação a Distância contam com poucos bibliotecários na padronização de processos documentais para integração dos sistemas de Educação a Distância.The scenario of the company undergoes continuous change, especially in the aspect of information handling and relevance of education, especially in universities and Federal Institutions of Higher Education in Brazil and the world. In this scenario, the information is crucial to the construction of the cornerstones of the information society. It is appropriate to the study of distance education in this work by the expansion of education in the Federal Institutions of Higher Education in Brazil through the advancement of electronic media and channels through which information travels, reaching the farthest reaches of the country. This survey presents five models of institutional systems of Distance Education that focus directly on meeting the needs of the student, or student-centered learning process, and the roles that librarians have developed systems of Distance Education and libraries Poles Support Classroom. Therefore, this study aimed to analyze the performance of librarians in Distance Education of undergraduate and graduate distance in Poles Support Classroom in the Open University Brazil. This is a study of exploratory and descriptive with quantitative and qualitative approach, and the method used was the field study. The instruments used to collect data were questionnaires and interviews. Two groups of actors who comprised the universe of this research answered the questionnaires and were interviewed: Thirty Coordinators Classroom Support Poles and three Coordinators Production Materials Distance Education. In the first group of actors, the result for the existence of libraries of Poles Support Attendance is 76.7% and 50 say that these libraries have fewer than 500 books in the collection. The lack of librarians in centers of support attendance is only 86.7%, and 13.3% of respondents claim the existence of a trader in this scenario, in part-time dedication. In the second group of actors, one participant said that there are librarians trained in Teams to Produce Material for Distance Education, but in time, and the other two say the lack of professionals in this scenario. The standards and format of the materials most used by teams of production of material for Distance Education are the MEC and ABNT. It is evident that the Poles to Support Classroom being accredited with the existence of libraries and the lack of leading main the organization of information in these environments, the librarian. Teams Production of Material for Distance Education has few librarians in the standardization of document processes for integrated systems for Distance Education.Rodrigues, Rosângela SchwarzUniversidade Federal de Santa CatarinaSembay, Marcio Jose2012-10-24T13:23:40Z2012-10-24T13:23:40Z2012-10-24T13:23:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 f.| ils., garfs., tabs.application/pdf275857http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92872porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T08:33:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T08:33:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
title Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
spellingShingle Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
Sembay, Marcio Jose
Ciência da informação
Ensino a distancia
Bibliotecas
Bibliotecarios
Material didatico
title_short Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
title_full Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
title_fullStr Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
title_full_unstemmed Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
title_sort Educação a distância: bibliotecas de pólos de apoio presencial e bibliotecários
author Sembay, Marcio Jose
author_facet Sembay, Marcio Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Rosângela Schwarz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sembay, Marcio Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da informação
Ensino a distancia
Bibliotecas
Bibliotecarios
Material didatico
topic Ciência da informação
Ensino a distancia
Bibliotecas
Bibliotecarios
Material didatico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2009.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-24T13:23:40Z
2012-10-24T13:23:40Z
2012-10-24T13:23:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 275857
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92872
identifier_str_mv 275857
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f.| ils., garfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652395099455488