Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/5630 |
Resumo: | A Educação a Distância oferece novas possibilidades de ensino com qualidade tanto quanto o ensino presencial. A biblioteca é um espaço de inter-relações, assim como a presença do bibliotecário, que vem a ser mediador e disseminador de informações e conhecimento, sendo fundamental para o ensino/aprendizagem dos acadêmicos de EaD, subsidiando os estudos dos mesmos. Este trabalho apresenta quem são os profissionais atuantes nas bibliotecas dos polos de apoio presencial UAB vinculados à Secretaria de Educação a Distância – SeaD/FURG da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sugerindo a importância que exerce o profissional formado em Biblioteconomia nestes espaços. Para tal, o estudo investigou os 21 polos da UAB FURG utilizando uma abordagem qualitativa e nível descritivo e exploratório quanto aos seus objetivos. Utilizando questionário que foi aplicado aos profissionais atuantes das bibliotecas, composto por 12 questões, verificou-se que há a presença de diferentes profissionais atuando nas bibliotecas: bibliotecários formados em Biblioteconomia, que representa uma minoria, e profissionais de outras áreas (Educação, Biologia), que representa a maioria. As bibliotecas que apresentam o profissional bibliotecário mostraram-se melhor organizadas, de modo que os serviços prestados venham a atender melhor a demanda dos estudantes e conseguem alcançar a disseminação da informação, difundindo saberes. Embora exista o documento do MEC de Referenciais de Qualidade para os polos de apoio presencial, não há a cobrança devida aos polos, o que carece a qualidade dos mesmos e do ensino/aprendizagem dos estudantes da modalidade a distância. |
id |
FURG_85a3f7a8cd881a58ab1d95a8cb26f027 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/5630 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURGBibliotecários na EaDBibliotecas dos polosEaDBiblioteconomiaLibrarians in distance educationLibraries of the polesLibrarianshipA Educação a Distância oferece novas possibilidades de ensino com qualidade tanto quanto o ensino presencial. A biblioteca é um espaço de inter-relações, assim como a presença do bibliotecário, que vem a ser mediador e disseminador de informações e conhecimento, sendo fundamental para o ensino/aprendizagem dos acadêmicos de EaD, subsidiando os estudos dos mesmos. Este trabalho apresenta quem são os profissionais atuantes nas bibliotecas dos polos de apoio presencial UAB vinculados à Secretaria de Educação a Distância – SeaD/FURG da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sugerindo a importância que exerce o profissional formado em Biblioteconomia nestes espaços. Para tal, o estudo investigou os 21 polos da UAB FURG utilizando uma abordagem qualitativa e nível descritivo e exploratório quanto aos seus objetivos. Utilizando questionário que foi aplicado aos profissionais atuantes das bibliotecas, composto por 12 questões, verificou-se que há a presença de diferentes profissionais atuando nas bibliotecas: bibliotecários formados em Biblioteconomia, que representa uma minoria, e profissionais de outras áreas (Educação, Biologia), que representa a maioria. As bibliotecas que apresentam o profissional bibliotecário mostraram-se melhor organizadas, de modo que os serviços prestados venham a atender melhor a demanda dos estudantes e conseguem alcançar a disseminação da informação, difundindo saberes. Embora exista o documento do MEC de Referenciais de Qualidade para os polos de apoio presencial, não há a cobrança devida aos polos, o que carece a qualidade dos mesmos e do ensino/aprendizagem dos estudantes da modalidade a distância.Distance education offers new possibilities of teaching with quality as much as classroom learning. The library is a place of relationships, as well as the presence of the librarian, who happens to be a mediator and disseminator of information and knowledge is central to the teaching/learning of academic distance education, subsidizing the studies of the same. This paper presents who are professionals working in the libraries of the poles supporting face UAB tied to the Secretaria de Educação a Distância - SEAD/FURG of Universidade Federal do Rio Grande - FURG, suggesting the importance of exercising professional degree in librarianship in these spaces. To this end, the study investigated the 21 poles of the UAB FURG using a qualitative approach and descriptive and exploratory level about their goals. Using a questionnaire that was applied to the active library professionals, consisting of 12 questions, it was found that there is the presence of different professionals working in libraries, librarians trained in librarianship, which is a minority, and professionals in other fields (Education, Biology) that is the majority. Libraries that have the professional librarian proved better organized, so that the services will best meet the needs of students and could reach the dissemination of information, spreading knowledge. Although there is a document of the MEC Referenciais de Qualidade Para os Polos de Apoio Presencial, there is no charge due to the poles, which lacks its quality and the teaching/learning of students in distance mode.Moraes, Maria Helena Machado deHeller, Bruna2015-12-16T17:29:05Z2015-12-16T17:29:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHELLER, Bruna. Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2014. 45 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Rio Grande, 2014.http://repositorio.furg.br/handle/1/5630por;http://bdtccs.furg.br//handle/1/92info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-03-11T23:27:31Zoai:repositorio.furg.br:1/5630Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-03-11T23:27:31Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
title |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
spellingShingle |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG Heller, Bruna Bibliotecários na EaD Bibliotecas dos polos EaD Biblioteconomia Librarians in distance education Libraries of the poles Librarianship |
title_short |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
title_full |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
title_fullStr |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
title_sort |
Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
author |
Heller, Bruna |
author_facet |
Heller, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Maria Helena Machado de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heller, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecários na EaD Bibliotecas dos polos EaD Biblioteconomia Librarians in distance education Libraries of the poles Librarianship |
topic |
Bibliotecários na EaD Bibliotecas dos polos EaD Biblioteconomia Librarians in distance education Libraries of the poles Librarianship |
description |
A Educação a Distância oferece novas possibilidades de ensino com qualidade tanto quanto o ensino presencial. A biblioteca é um espaço de inter-relações, assim como a presença do bibliotecário, que vem a ser mediador e disseminador de informações e conhecimento, sendo fundamental para o ensino/aprendizagem dos acadêmicos de EaD, subsidiando os estudos dos mesmos. Este trabalho apresenta quem são os profissionais atuantes nas bibliotecas dos polos de apoio presencial UAB vinculados à Secretaria de Educação a Distância – SeaD/FURG da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, sugerindo a importância que exerce o profissional formado em Biblioteconomia nestes espaços. Para tal, o estudo investigou os 21 polos da UAB FURG utilizando uma abordagem qualitativa e nível descritivo e exploratório quanto aos seus objetivos. Utilizando questionário que foi aplicado aos profissionais atuantes das bibliotecas, composto por 12 questões, verificou-se que há a presença de diferentes profissionais atuando nas bibliotecas: bibliotecários formados em Biblioteconomia, que representa uma minoria, e profissionais de outras áreas (Educação, Biologia), que representa a maioria. As bibliotecas que apresentam o profissional bibliotecário mostraram-se melhor organizadas, de modo que os serviços prestados venham a atender melhor a demanda dos estudantes e conseguem alcançar a disseminação da informação, difundindo saberes. Embora exista o documento do MEC de Referenciais de Qualidade para os polos de apoio presencial, não há a cobrança devida aos polos, o que carece a qualidade dos mesmos e do ensino/aprendizagem dos estudantes da modalidade a distância. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-12-16T17:29:05Z 2015-12-16T17:29:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HELLER, Bruna. Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2014. 45 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Rio Grande, 2014. http://repositorio.furg.br/handle/1/5630 |
identifier_str_mv |
HELLER, Bruna. Bibliotecas dos polos de apoio presencial : o profissional atuante nos polos de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 2014. 45 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Rio Grande, 2014. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
;http://bdtccs.furg.br//handle/1/92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187230581129216 |