O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deschamps, Marcelo
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Miranda, Cristina M. Schmitt, Mainardes, Emerson, Silveira, Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275
Resumo: O ambiente no qual estão inseridas as instituições de ensino superior (IES) tornou-se competitivo. As estratégias de marketing, especialmente as com foco no relacionamento, têm apresentado diferenças para a captação e retenção de alunos em cursos de graduação. Os estudos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como mais uma ferramenta de relacionamento entre as IES e seus alunos torna-se importantes. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores considerados relevantes nos AVAs para facilitar a construção de um relacionamento mais duradouro entre as IES e seus alunos. Esta pesquisa descritiva, com método quantitativo, realizou-se com 241 alunos dos cursos de graduação em administração de duas IES, do último semestre, uma de Joinville, SC e outra de Blumenau, SC. Pressupõe-se que estes alunos do ultimo ano têm mais experiência com os AVAs, e tiveram mais tempo para desenvolver um relacionamento de mais duradouro com estas instituições. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com questões predominantemente fechadas e a adoção do escalograma de Likert. Entre as características mais importantes e valorizadas pelos alunos estão as notas das disciplinas; conteúdos das disciplinas e materiais de aulas; contato com professores (emails/mensagens); serviços de matrícula e pagamentos on-line; e acesso à biblioteca.
id UFSC_924cf19b548d45d7997200efcc05eaa2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68275
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de AprendizagemO ambiente no qual estão inseridas as instituições de ensino superior (IES) tornou-se competitivo. As estratégias de marketing, especialmente as com foco no relacionamento, têm apresentado diferenças para a captação e retenção de alunos em cursos de graduação. Os estudos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como mais uma ferramenta de relacionamento entre as IES e seus alunos torna-se importantes. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores considerados relevantes nos AVAs para facilitar a construção de um relacionamento mais duradouro entre as IES e seus alunos. Esta pesquisa descritiva, com método quantitativo, realizou-se com 241 alunos dos cursos de graduação em administração de duas IES, do último semestre, uma de Joinville, SC e outra de Blumenau, SC. Pressupõe-se que estes alunos do ultimo ano têm mais experiência com os AVAs, e tiveram mais tempo para desenvolver um relacionamento de mais duradouro com estas instituições. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com questões predominantemente fechadas e a adoção do escalograma de Likert. Entre as características mais importantes e valorizadas pelos alunos estão as notas das disciplinas; conteúdos das disciplinas e materiais de aulas; contato com professores (emails/mensagens); serviços de matrícula e pagamentos on-line; e acesso à biblioteca.INPEAU2012-10-11T17:21:29Z2012-10-11T17:21:29Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275Deschamps, MarceloMiranda, Cristina M. SchmittMainardes, EmersonSilveira, Améliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:27:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68275Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:27:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
spellingShingle O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Deschamps, Marcelo
title_short O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_fullStr O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_full_unstemmed O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
title_sort O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
author Deschamps, Marcelo
author_facet Deschamps, Marcelo
Miranda, Cristina M. Schmitt
Mainardes, Emerson
Silveira, Amélia
author_role author
author2 Miranda, Cristina M. Schmitt
Mainardes, Emerson
Silveira, Amélia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deschamps, Marcelo
Miranda, Cristina M. Schmitt
Mainardes, Emerson
Silveira, Amélia
description O ambiente no qual estão inseridas as instituições de ensino superior (IES) tornou-se competitivo. As estratégias de marketing, especialmente as com foco no relacionamento, têm apresentado diferenças para a captação e retenção de alunos em cursos de graduação. Os estudos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como mais uma ferramenta de relacionamento entre as IES e seus alunos torna-se importantes. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores considerados relevantes nos AVAs para facilitar a construção de um relacionamento mais duradouro entre as IES e seus alunos. Esta pesquisa descritiva, com método quantitativo, realizou-se com 241 alunos dos cursos de graduação em administração de duas IES, do último semestre, uma de Joinville, SC e outra de Blumenau, SC. Pressupõe-se que estes alunos do ultimo ano têm mais experiência com os AVAs, e tiveram mais tempo para desenvolver um relacionamento de mais duradouro com estas instituições. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com questões predominantemente fechadas e a adoção do escalograma de Likert. Entre as características mais importantes e valorizadas pelos alunos estão as notas das disciplinas; conteúdos das disciplinas e materiais de aulas; contato com professores (emails/mensagens); serviços de matrícula e pagamentos on-line; e acesso à biblioteca.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-11T17:21:29Z
2012-10-11T17:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652401142398976