O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275 |
Resumo: | O ambiente no qual estão inseridas as instituições de ensino superior (IES) tornou-se competitivo. As estratégias de marketing, especialmente as com foco no relacionamento, têm apresentado diferenças para a captação e retenção de alunos em cursos de graduação. Os estudos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como mais uma ferramenta de relacionamento entre as IES e seus alunos torna-se importantes. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores considerados relevantes nos AVAs para facilitar a construção de um relacionamento mais duradouro entre as IES e seus alunos. Esta pesquisa descritiva, com método quantitativo, realizou-se com 241 alunos dos cursos de graduação em administração de duas IES, do último semestre, uma de Joinville, SC e outra de Blumenau, SC. Pressupõe-se que estes alunos do ultimo ano têm mais experiência com os AVAs, e tiveram mais tempo para desenvolver um relacionamento de mais duradouro com estas instituições. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com questões predominantemente fechadas e a adoção do escalograma de Likert. Entre as características mais importantes e valorizadas pelos alunos estão as notas das disciplinas; conteúdos das disciplinas e materiais de aulas; contato com professores (emails/mensagens); serviços de matrícula e pagamentos on-line; e acesso à biblioteca. |
id |
UFSC_924cf19b548d45d7997200efcc05eaa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68275 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de AprendizagemO ambiente no qual estão inseridas as instituições de ensino superior (IES) tornou-se competitivo. As estratégias de marketing, especialmente as com foco no relacionamento, têm apresentado diferenças para a captação e retenção de alunos em cursos de graduação. Os estudos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como mais uma ferramenta de relacionamento entre as IES e seus alunos torna-se importantes. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores considerados relevantes nos AVAs para facilitar a construção de um relacionamento mais duradouro entre as IES e seus alunos. Esta pesquisa descritiva, com método quantitativo, realizou-se com 241 alunos dos cursos de graduação em administração de duas IES, do último semestre, uma de Joinville, SC e outra de Blumenau, SC. Pressupõe-se que estes alunos do ultimo ano têm mais experiência com os AVAs, e tiveram mais tempo para desenvolver um relacionamento de mais duradouro com estas instituições. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com questões predominantemente fechadas e a adoção do escalograma de Likert. Entre as características mais importantes e valorizadas pelos alunos estão as notas das disciplinas; conteúdos das disciplinas e materiais de aulas; contato com professores (emails/mensagens); serviços de matrícula e pagamentos on-line; e acesso à biblioteca.INPEAU2012-10-11T17:21:29Z2012-10-11T17:21:29Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275Deschamps, MarceloMiranda, Cristina M. SchmittMainardes, EmersonSilveira, Améliaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:27:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68275Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:27:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
spellingShingle |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Deschamps, Marcelo |
title_short |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_fullStr |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
title_sort |
O Relacionamento Entre Instituições de Ensino Superior e Seus Estudantes a Partir de Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
author |
Deschamps, Marcelo |
author_facet |
Deschamps, Marcelo Miranda, Cristina M. Schmitt Mainardes, Emerson Silveira, Amélia |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Cristina M. Schmitt Mainardes, Emerson Silveira, Amélia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deschamps, Marcelo Miranda, Cristina M. Schmitt Mainardes, Emerson Silveira, Amélia |
description |
O ambiente no qual estão inseridas as instituições de ensino superior (IES) tornou-se competitivo. As estratégias de marketing, especialmente as com foco no relacionamento, têm apresentado diferenças para a captação e retenção de alunos em cursos de graduação. Os estudos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), como mais uma ferramenta de relacionamento entre as IES e seus alunos torna-se importantes. O objetivo deste estudo é, portanto, identificar os fatores considerados relevantes nos AVAs para facilitar a construção de um relacionamento mais duradouro entre as IES e seus alunos. Esta pesquisa descritiva, com método quantitativo, realizou-se com 241 alunos dos cursos de graduação em administração de duas IES, do último semestre, uma de Joinville, SC e outra de Blumenau, SC. Pressupõe-se que estes alunos do ultimo ano têm mais experiência com os AVAs, e tiveram mais tempo para desenvolver um relacionamento de mais duradouro com estas instituições. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado, com questões predominantemente fechadas e a adoção do escalograma de Likert. Entre as características mais importantes e valorizadas pelos alunos estão as notas das disciplinas; conteúdos das disciplinas e materiais de aulas; contato com professores (emails/mensagens); serviços de matrícula e pagamentos on-line; e acesso à biblioteca. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-11T17:21:29Z 2012-10-11T17:21:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68275 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652401142398976 |