A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonel, Ieda Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanches, Leide da Conceição, Batista de Campos, João José, Esteves, Roberto Zonato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Espaço para a Saúde (Online)
Texto Completo: https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640
Resumo: Estudo sobre a percepção do egresso acerca da avaliação da aprendizagem no Internato médico de Saúde Coletiva, tarefa didática do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é revelar como o processo de avaliação de aprendizagem do Internato de Saúde Coletiva foi percebido pelo egresso. Estudo descritivo qualitativo com técnica de grupo focal. Foram realizados 4 grupos, a maioria mistos, masculinos e femininos, de idades entre 26 e 36 anos, totalizando 19 profissionais da medicina de especialidades variadas. O método interpretativo dos dados utilizado foi análise temática. Os resultados foram organizados como pontos positivos, negativos e sugestões em relação à avaliação por prova, à avaliação diária, ao feedback mensal, aos resumos teóricos e seminários, à avaliação de habilidade e atitude e ao relacionamento com o professor. Como conclusão a prova teórica foi o método menos relevante e a avaliação diária com feedback foi o mais importante para a aprendizagem.
id FPP-1_135b80868fd70b368361c530b7ab60dc
oai_identifier_str oai:ojs.168.194.69.20:article/640
network_acronym_str FPP-1
network_name_str Espaço para a Saúde (Online)
repository_id_str
spelling A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.Avaliação Educacional. Internato e Residência. Medicina. Saúde Coletiva.Estudo sobre a percepção do egresso acerca da avaliação da aprendizagem no Internato médico de Saúde Coletiva, tarefa didática do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é revelar como o processo de avaliação de aprendizagem do Internato de Saúde Coletiva foi percebido pelo egresso. Estudo descritivo qualitativo com técnica de grupo focal. Foram realizados 4 grupos, a maioria mistos, masculinos e femininos, de idades entre 26 e 36 anos, totalizando 19 profissionais da medicina de especialidades variadas. O método interpretativo dos dados utilizado foi análise temática. Os resultados foram organizados como pontos positivos, negativos e sugestões em relação à avaliação por prova, à avaliação diária, ao feedback mensal, aos resumos teóricos e seminários, à avaliação de habilidade e atitude e ao relacionamento com o professor. Como conclusão a prova teórica foi o método menos relevante e a avaliação diária com feedback foi o mais importante para a aprendizagem.Faculdades Pequeno Príncipe2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/64010.22421/15177130-2019v20n1p48Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 1 (2019); 48-61Espaço para a Saúde; v. 20 n. 1 (2019); 48-611517-71300103-3832reponame:Espaço para a Saúde (Online)instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)instacron:FPPporhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640/pdfCopyright (c) 2019 Ieda Maria Leonel, Leide da Conceição Sanches, João José Batista de Campos, Roberto Zonato Esteveshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeonel, Ieda MariaSanches, Leide da ConceiçãoBatista de Campos, João JoséEsteves, Roberto Zonato2022-02-14T16:53:04Zoai:ojs.168.194.69.20:article/640Revistahttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/PRIhttps://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/oaiespaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br1517-71300103-3832opendoar:2022-02-14T16:53:04Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
title A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
spellingShingle A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
Leonel, Ieda Maria
Avaliação Educacional. Internato e Residência. Medicina. Saúde Coletiva.
title_short A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
title_full A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
title_fullStr A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
title_full_unstemmed A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
title_sort A percepção do egresso sobre a avaliação de aprendizagem no internato médico de saúde coletiva.
author Leonel, Ieda Maria
author_facet Leonel, Ieda Maria
Sanches, Leide da Conceição
Batista de Campos, João José
Esteves, Roberto Zonato
author_role author
author2 Sanches, Leide da Conceição
Batista de Campos, João José
Esteves, Roberto Zonato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonel, Ieda Maria
Sanches, Leide da Conceição
Batista de Campos, João José
Esteves, Roberto Zonato
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional. Internato e Residência. Medicina. Saúde Coletiva.
topic Avaliação Educacional. Internato e Residência. Medicina. Saúde Coletiva.
description Estudo sobre a percepção do egresso acerca da avaliação da aprendizagem no Internato médico de Saúde Coletiva, tarefa didática do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é revelar como o processo de avaliação de aprendizagem do Internato de Saúde Coletiva foi percebido pelo egresso. Estudo descritivo qualitativo com técnica de grupo focal. Foram realizados 4 grupos, a maioria mistos, masculinos e femininos, de idades entre 26 e 36 anos, totalizando 19 profissionais da medicina de especialidades variadas. O método interpretativo dos dados utilizado foi análise temática. Os resultados foram organizados como pontos positivos, negativos e sugestões em relação à avaliação por prova, à avaliação diária, ao feedback mensal, aos resumos teóricos e seminários, à avaliação de habilidade e atitude e ao relacionamento com o professor. Como conclusão a prova teórica foi o método menos relevante e a avaliação diária com feedback foi o mais importante para a aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640
10.22421/15177130-2019v20n1p48
url https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640
identifier_str_mv 10.22421/15177130-2019v20n1p48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/640/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Pequeno Príncipe
dc.source.none.fl_str_mv Espaço para a Saúde; Vol. 20 No. 1 (2019); 48-61
Espaço para a Saúde; v. 20 n. 1 (2019); 48-61
1517-7130
0103-3832
reponame:Espaço para a Saúde (Online)
instname:Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron:FPP
instname_str Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
instacron_str FPP
institution FPP
reponame_str Espaço para a Saúde (Online)
collection Espaço para a Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Espaço para a Saúde (Online) - Faculdades Pequeno Príncipe (FPP)
repository.mail.fl_str_mv espaco-saude@fpp.edu.br || elaine.rossi@fpp.edu.br
_version_ 1796797495452368896