Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273 |
Resumo: | Este artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física. |
id |
UFSC_929db0d371482ceba759b58a2e446501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236273 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolalEducação FísicaRecepção midiáticaConteúdos midiáticosPreconceitoEste artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física.2022-07-13T12:09:57Z2022-07-13T12:09:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273Santos, Alan LagoaMezzaroba, Cristianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T12:09:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T12:09:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal |
title |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal |
spellingShingle |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal Santos, Alan Lagoa Educação Física Recepção midiática Conteúdos midiáticos Preconceito |
title_short |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal |
title_full |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal |
title_fullStr |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal |
title_full_unstemmed |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal |
title_sort |
Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal |
author |
Santos, Alan Lagoa |
author_facet |
Santos, Alan Lagoa Mezzaroba, Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
Mezzaroba, Cristiano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alan Lagoa Mezzaroba, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Recepção midiática Conteúdos midiáticos Preconceito |
topic |
Educação Física Recepção midiática Conteúdos midiáticos Preconceito |
description |
Este artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2022-07-13T12:09:57Z 2022-07-13T12:09:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823043415663706112 |