Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alan Lagoa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mezzaroba, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273
Resumo: Este artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física.
id UFSC_929db0d371482ceba759b58a2e446501
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/236273
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolalEducação FísicaRecepção midiáticaConteúdos midiáticosPreconceitoEste artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física.2022-07-13T12:09:57Z2022-07-13T12:09:57Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273Santos, Alan LagoaMezzaroba, Cristianoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T12:09:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/236273Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T12:09:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
title Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
spellingShingle Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
Santos, Alan Lagoa
Educação Física
Recepção midiática
Conteúdos midiáticos
Preconceito
title_short Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
title_full Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
title_fullStr Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
title_full_unstemmed Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
title_sort Esporte e mídia: gênero e preconceito presentes no discurso midiático-esportivo e suas possíveis implicações na escolal
author Santos, Alan Lagoa
author_facet Santos, Alan Lagoa
Mezzaroba, Cristiano
author_role author
author2 Mezzaroba, Cristiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alan Lagoa
Mezzaroba, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Recepção midiática
Conteúdos midiáticos
Preconceito
topic Educação Física
Recepção midiática
Conteúdos midiáticos
Preconceito
description Este artigo foi extraído de um trabalho de conclusão de curso, intitulado “Esporte e mídia: um estudo de recepção ao discurso midiático-esportivo e algumas implicações na escola”, onde foram analisados e discutidos também sobre os temas “publicidade e propaganda” e “ídolo/herói esportivo”. Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam os problemas de gênero e preconceito que muitas vezes são exibidos pelas mídias, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre as influências deste tema nos processos educacionais, e como refletem essas conseqüências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que retratam a temática. Esta pesquisa se caracterizou como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados, tendo também, o método de análise de conteúdo. Através deste estudo, também tentamos entender como os indivíduos que participaram da pesquisa, relacionam os temas sobre gênero e preconceito, utilizando a mídia com uma ferramenta que nos ajuda a fazer uma análise de atos preconceituosos nos esportes, cometidos por uma sociedade que infelizmente ainda se choca ao se deparar com algumas diferenças. Com isso detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e as representações dos meios de comunicação no cotidiano dos indivíduos e nas aulas de Educação Física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2022-07-13T12:09:57Z
2022-07-13T12:09:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043415663706112