ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alan Lagoa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mezzaroba, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17
Resumo: Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam alguns fragmentos característicos do discurso midiático-esportivo, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre a influência deles nos processos educacionais, e como refletem essas consequências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que envolviam temas como gênero e preconceito, publicidade e propaganda e ídolo/herói esportivo, para que por meio desses fatores, fosse possível analisar a compreensão dos sujeitos sobre as influências da mídia em suas vidas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, temática que vem sendo desenvolvida cada vez mais, no intuito de entender essas relações entre o emissor e o receptor, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados que seriam analisados, tendo também, o método de análise de conteúdo, para trabalhar as questões elaboradas para as reuniões. Com isso, detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, a ausência de mediações, sejam elas, escolar ou familiar, que pudessem levar criticidade aos sujeitos das pesquisas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e representações dos meios de comunicação nas aulas de Educação Física.
id UNIFEBE-1_eb7a1aaa36c19e50872b695ef5312606
oai_identifier_str oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/17
network_acronym_str UNIFEBE-1
network_name_str Revista da Unifebe
repository_id_str
spelling ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLAEducação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos.Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam alguns fragmentos característicos do discurso midiático-esportivo, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre a influência deles nos processos educacionais, e como refletem essas consequências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que envolviam temas como gênero e preconceito, publicidade e propaganda e ídolo/herói esportivo, para que por meio desses fatores, fosse possível analisar a compreensão dos sujeitos sobre as influências da mídia em suas vidas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, temática que vem sendo desenvolvida cada vez mais, no intuito de entender essas relações entre o emissor e o receptor, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados que seriam analisados, tendo também, o método de análise de conteúdo, para trabalhar as questões elaboradas para as reuniões. Com isso, detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, a ausência de mediações, sejam elas, escolar ou familiar, que pudessem levar criticidade aos sujeitos das pesquisas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e representações dos meios de comunicação nas aulas de Educação Física.UNIFEBE2012-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17/15Santos, Alan LagoaMezzaroba, Cristianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:27:05Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/17Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:27:05Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
title ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
spellingShingle ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
Santos, Alan Lagoa
Educação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos.
title_short ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
title_full ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
title_fullStr ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
title_full_unstemmed ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
title_sort ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
author Santos, Alan Lagoa
author_facet Santos, Alan Lagoa
Mezzaroba, Cristiano
author_role author
author2 Mezzaroba, Cristiano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alan Lagoa
Mezzaroba, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos.
topic Educação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos.
description Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam alguns fragmentos característicos do discurso midiático-esportivo, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre a influência deles nos processos educacionais, e como refletem essas consequências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que envolviam temas como gênero e preconceito, publicidade e propaganda e ídolo/herói esportivo, para que por meio desses fatores, fosse possível analisar a compreensão dos sujeitos sobre as influências da mídia em suas vidas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, temática que vem sendo desenvolvida cada vez mais, no intuito de entender essas relações entre o emissor e o receptor, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados que seriam analisados, tendo também, o método de análise de conteúdo, para trabalhar as questões elaboradas para as reuniões. Com isso, detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, a ausência de mediações, sejam elas, escolar ou familiar, que pudessem levar criticidade aos sujeitos das pesquisas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e representações dos meios de comunicação nas aulas de Educação Física.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17
url https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17/15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
publisher.none.fl_str_mv UNIFEBE
dc.source.none.fl_str_mv Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012)
2177-742X
1679-8708
reponame:Revista da Unifebe
instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron:UNIFEBE
instname_str Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
instacron_str UNIFEBE
institution UNIFEBE
reponame_str Revista da Unifebe
collection Revista da Unifebe
repository.name.fl_str_mv Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)
repository.mail.fl_str_mv revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br
_version_ 1809464891157774336