ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Unifebe |
Texto Completo: | https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17 |
Resumo: | Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam alguns fragmentos característicos do discurso midiático-esportivo, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre a influência deles nos processos educacionais, e como refletem essas consequências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que envolviam temas como gênero e preconceito, publicidade e propaganda e ídolo/herói esportivo, para que por meio desses fatores, fosse possível analisar a compreensão dos sujeitos sobre as influências da mídia em suas vidas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, temática que vem sendo desenvolvida cada vez mais, no intuito de entender essas relações entre o emissor e o receptor, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados que seriam analisados, tendo também, o método de análise de conteúdo, para trabalhar as questões elaboradas para as reuniões. Com isso, detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, a ausência de mediações, sejam elas, escolar ou familiar, que pudessem levar criticidade aos sujeitos das pesquisas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e representações dos meios de comunicação nas aulas de Educação Física. |
id |
UNIFEBE-1_eb7a1aaa36c19e50872b695ef5312606 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unifebe.edu.br:article/17 |
network_acronym_str |
UNIFEBE-1 |
network_name_str |
Revista da Unifebe |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLAEducação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos.Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam alguns fragmentos característicos do discurso midiático-esportivo, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre a influência deles nos processos educacionais, e como refletem essas consequências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que envolviam temas como gênero e preconceito, publicidade e propaganda e ídolo/herói esportivo, para que por meio desses fatores, fosse possível analisar a compreensão dos sujeitos sobre as influências da mídia em suas vidas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, temática que vem sendo desenvolvida cada vez mais, no intuito de entender essas relações entre o emissor e o receptor, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados que seriam analisados, tendo também, o método de análise de conteúdo, para trabalhar as questões elaboradas para as reuniões. Com isso, detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, a ausência de mediações, sejam elas, escolar ou familiar, que pudessem levar criticidade aos sujeitos das pesquisas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e representações dos meios de comunicação nas aulas de Educação Física.UNIFEBE2012-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012)2177-742X1679-8708reponame:Revista da Unifebeinstname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)instacron:UNIFEBEporhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17/15Santos, Alan LagoaMezzaroba, Cristianoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-25T06:27:05Zoai:periodicos.unifebe.edu.br:article/17Revistahttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebePUBhttps://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/oairevistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br2177-742X1679-8708opendoar:2016-12-25T06:27:05Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA |
title |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA |
spellingShingle |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA Santos, Alan Lagoa Educação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos. |
title_short |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA |
title_full |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA |
title_fullStr |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA |
title_sort |
ESPORTE E MÍDIA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO AO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO E ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA ESCOLA |
author |
Santos, Alan Lagoa |
author_facet |
Santos, Alan Lagoa Mezzaroba, Cristiano |
author_role |
author |
author2 |
Mezzaroba, Cristiano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alan Lagoa Mezzaroba, Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos. |
topic |
Educação Física. Recepção midiática. Conteúdos midiáticos. |
description |
Este estudo teve a intenção de analisar como jovens em fase escolar interpretam alguns fragmentos característicos do discurso midiático-esportivo, e como isso contribui na construção de realidades, procurando entender sobre a influência deles nos processos educacionais, e como refletem essas consequências nas aulas de Educação Física. Foram feitas análises a partir de vídeos que envolviam temas como gênero e preconceito, publicidade e propaganda e ídolo/herói esportivo, para que por meio desses fatores, fosse possível analisar a compreensão dos sujeitos sobre as influências da mídia em suas vidas. Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de recepção dos conteúdos midiáticos, temática que vem sendo desenvolvida cada vez mais, no intuito de entender essas relações entre o emissor e o receptor, com mais ênfase ao que pode ser interpretado e compreendido pelos sujeitos receptores dos conteúdos midiáticos. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de uma escola particular de Aracaju/SE, com a formação de um pequeno grupo para que esses temas fossem debatidos. Foram usados os métodos de gravação de voz e um diário de campo para o registro dos dados que seriam analisados, tendo também, o método de análise de conteúdo, para trabalhar as questões elaboradas para as reuniões. Com isso, detectamos algumas influências causadas pela mídia, a eficácia de suas mensagens apelativas, a ausência de mediações, sejam elas, escolar ou familiar, que pudessem levar criticidade aos sujeitos das pesquisas, como também, algumas contradições, dúvidas, preconceitos e representações dos meios de comunicação nas aulas de Educação Física. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17 |
url |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/17/15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIFEBE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da UNIFEBE; v. 1 n. 10 jul/dez (2012) 2177-742X 1679-8708 reponame:Revista da Unifebe instname:Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) instacron:UNIFEBE |
instname_str |
Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
instacron_str |
UNIFEBE |
institution |
UNIFEBE |
reponame_str |
Revista da Unifebe |
collection |
Revista da Unifebe |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Unifebe - Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadaunifebe@unifebe.edu.br||pesquisa@unifebe.edu.br |
_version_ |
1809464891157774336 |