Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Denise Medina de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zuin, Elenice de Souza Lodron
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201966
Resumo: Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/423
id UFSC_92b0f2b4517106abd279bedb84b155ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201966
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970Saberes para EnsinarFormação de professoresExpertise profissionalEducação matemáticaDisponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/423Este texto busca evidenciar o processo de constituição de um expert na formação docente, no caso Zoltán Dienes, durante o Movimento da Matemática Moderna, na sistematização de saberes no ensino primário, mediante análise das propostas de modificações na abordagem da matemática elementar por meio de suas ideias. Hipótese inicial: Dienes produziu saberes para formação docente, com suas propostas pedagógicas em Un Programme de Mathématique pour Le Niveau Élémentaire – traduzido e distribuído no Brasil pelo Grupo de Estudos do Ensino da Matemática, em 1969. A questão norteadora: Dienes pode ser considerado expert em matemática para as séries iniciais? A fundamentação teórica concentra-se em Borer (2009) e Hofstetter et al. (2017), novos aportes teórico-metodológicos sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática, sustentados em sínteses históricas sobre o saber docente, com referências que mobilizam categorias como “saberes a ensinar”/“saberes para ensinar”. Os resultados confirmam a hipótese, caracterizando Dienes como expert em educação na objetivação de saberes para a formação docente.Pró-Educação2019-11-26T19:59:14Z2019-11-26T19:59:14Z2019-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCA, D. M. A. ; ZUIN, E. S. L. . Dienes: expertise e produção de saberes no Brasil na década de 1970. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 1031-1055, 2019.2448-2803https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201966França, Denise Medina de AlmeidaZuin, Elenice de Souza Lodronporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T03:41:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201966Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-20T03:41:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
title Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
spellingShingle Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
França, Denise Medina de Almeida
Saberes para Ensinar
Formação de professores
Expertise profissional
Educação matemática
title_short Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
title_full Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
title_fullStr Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
title_full_unstemmed Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
title_sort Dienes: expertise e produção de saberes no brasil na década de 1970
author França, Denise Medina de Almeida
author_facet França, Denise Medina de Almeida
Zuin, Elenice de Souza Lodron
author_role author
author2 Zuin, Elenice de Souza Lodron
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Denise Medina de Almeida
Zuin, Elenice de Souza Lodron
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes para Ensinar
Formação de professores
Expertise profissional
Educação matemática
topic Saberes para Ensinar
Formação de professores
Expertise profissional
Educação matemática
description Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/423
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T19:59:14Z
2019-11-26T19:59:14Z
2019-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCA, D. M. A. ; ZUIN, E. S. L. . Dienes: expertise e produção de saberes no Brasil na década de 1970. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 1031-1055, 2019.
2448-2803
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201966
identifier_str_mv FRANCA, D. M. A. ; ZUIN, E. S. L. . Dienes: expertise e produção de saberes no Brasil na década de 1970. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 1031-1055, 2019.
2448-2803
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Educação
publisher.none.fl_str_mv Pró-Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202282057728