Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Vinícius Sena
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224582
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_92c2973c31ab3e5bd3ce8837fcb507ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/224582
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.Representações SociaisEducação Formal e Não-formalMESCEducação MusealFormal and Non-formal EducationMuseal EducationSocial RepresentationsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Com base na experiência de estágio realizada no Museu da Escola Catarinense (MESC), esta pesquisa propõe uma reflexão sobre as possibilidades dos museus enquanto espaços de educação, contando com as categorias e discursos da sociologia como um recurso educativo potente para essa vocação. A sociologia de Pierre Bourdieu e Serge Moscovici fazem parte do aprofundamento teórico desta pesquisa, bem como a museologia de Waldissa Rússio, confluindo elementos que fomentam o debate sociológico do museu e suas relações. A reflexão acerca do museu enquanto um espaço habilitado para a manutenção de relações de ensino/aprendizagem requer localizar o museu na história, atentando para seus desdobramentos formativos, compromissos e responsabilidades sociais. Reconhecendo a existência de mobilizações de categorias sociológicas no trabalho educativo e na mediação, buscou-se através da realização de entrevistas semi-estruturadas com os agentes culturais, verificar quais são as representações que têm acerca de seus visitantes, identificando a forma como interpretam sua relação com essas pessoas e analisar em que medida comparece uma postura educativa por parte desses agentes. Suas representações são analisadas, a partir da teoria moscoviciana, a fim de compreender, portanto, o papel que esses agentes atribuem ao museu frente ao seu sentido educativo, e em que medida as categorias sociológicas reverberam as categorias do debate museal.Based on the internship experience held at the Museu da Escola Catarinense (MESC) this research proposes a reflection on the possibilities of museums as educational spaces, relying on sociology categories and discourses as a powerful educational resource for this vocation. The sociology of Pierre Bourdieu and Serge Moscovici is part of the theoretical deepening of this research, as well as the museology of Waldissa Rússio, bringing together elements that foster the sociological debate of the museum and its relations. Reflection about the museum as a space enabled for the maintenance of teaching / learning relationships requires locating the museum in history, paying attention to its formative developments commitments and social responsibilities. Recognizing the existence of mobilizations of sociological categories in educational work and mediation, it was sought through semi-structured interviews with cultural agents, to verify what representation they have about their visitors, identifying the way they interpret their relationship with these people analyze the extent to which an educational stance by these agents is present. Their representations are analyzed, based on Moscovici’s theory, in order to understand, therefore, the role that these agents attribute to the museum in relation to its educational sense, and to what extent the sociological categories reverberate the categories of the museum debate.Florianópolis, SCBrunetta, Antônio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaMendes, Vinícius Sena2021-07-05T12:16:45Z2021-07-05T12:16:45Z2021-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224582info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-07-05T12:16:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224582Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-05T12:16:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
title Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
spellingShingle Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
Mendes, Vinícius Sena
Representações Sociais
Educação Formal e Não-formal
MESC
Educação Museal
Formal and Non-formal Education
Museal Education
Social Representations
title_short Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
title_full Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
title_fullStr Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
title_full_unstemmed Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
title_sort Museus como espaços de educação: representações sociais de profissionais do MESC sobre a prática do trabalho museal.
author Mendes, Vinícius Sena
author_facet Mendes, Vinícius Sena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunetta, Antônio Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Vinícius Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Representações Sociais
Educação Formal e Não-formal
MESC
Educação Museal
Formal and Non-formal Education
Museal Education
Social Representations
topic Representações Sociais
Educação Formal e Não-formal
MESC
Educação Museal
Formal and Non-formal Education
Museal Education
Social Representations
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05T12:16:45Z
2021-07-05T12:16:45Z
2021-05-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224582
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652324831232000