O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorges, Leonardo Mauricio Pisetta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215074
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_92fe99983c2e790fabbf9e6eee30036c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215074
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegyptiBiologiaEducação em saúdeAedes aegyptiTecnologia educacionalEducação ruralDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.O Aedes aegypti é vetor de quatro doenças virais, e atualmente é um sério problema de saúde pública por ser uma espécie adaptada para viver em meio urbano e disseminar-se rapidamente. Embora existam inúmeros programas de controle e combate do vetor, é notório que tais medidas não obtiveram o sucesso previsto. Dessa maneira, tem-se focado no ensino de Ciências como uma ferramenta para profilaxia, combinando a educação com a saúde para instigar a reflexão sobre problemas socioambientais e promover a saúde individual e coletiva. Contudo, as abordagens em ES limitam-se a estimular a mudança de comportamento, sem contribuir para desenvolver o senso crítico dos estudantes. Nesse sentido, objetivando subsidiar ações em ES especialmente para a educação do campo, organizou-se uma página eletrônica com materiais sobre os aspectos biológicos e epidemiológicos do Aedes aegypti, visando fomentar aulas com caráter investigativo, englobando o conteúdo de maneira interdisciplinar. Para incentivar o acesso às informações do website, introduziu-se a tecnologia QR Code, vista sua simplicidade e facilidade em dispersar os códigos, oferecendo a possibilidade de incluir este recurso nas escolas do campo. Dessa maneira, espera-se a médio e longo prazo que as informações disponíveis no website e difundidas por meio dos QR Codes contribuam para evitar a dispersão do Aedes aegypti e das doenças transmitidas pelo mosquito no município, aprimorando a qualidade de vida da população.<br>Abstract: Aedes aegypti is a vector of four viral diseases and nowadays is a serious public health problem because it is adapted to living in urban areas and spread rapidly. Although there are countless vector control and combat programs, they didn?t achieve their expected success. This way, it?s focused on Teaching of Science as a tool for prophylaxis, combining education with health to instigate reflection on socio-environmental problems and promote individual and collective health. However, the health education approaches are limited to stimulating behavior changes without contributing to develop students' critical sense. Therefore, aiming to subsidize actions in health education especially for rural schools, it was organized an electronic page with materials on the biological and epidemiological aspects of Aedes aegypti, looking to foment classes with investigative character and encompassing the content in an interdisciplinary view. The QR Code technology has been introduced for increasing access of website?s information due to its simplicity and ease in dispersing the codes, offering the possibility of including this resource in the rural schools. Thus, it?s expected in the course of time that the information available on the website and disseminated through QR Codes contribute to avoid the spread of Aedes aegypti and mosquito-borne diseases at the city, improving the quality of life of the population.Pinto, Carlos José de CarvalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaGorges, Leonardo Mauricio Pisetta2020-10-21T21:12:52Z2020-10-21T21:12:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis64 p.| il.application/pdf368522https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215074porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215074Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
title O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
spellingShingle O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
Gorges, Leonardo Mauricio Pisetta
Biologia
Educação em saúde
Aedes aegypti
Tecnologia educacional
Educação rural
title_short O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
title_full O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
title_fullStr O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
title_full_unstemmed O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
title_sort O uso da tecnologia QR Code na educação do campo como ferramenta pedagógica auxiliar no combate ao Aedes aegypti
author Gorges, Leonardo Mauricio Pisetta
author_facet Gorges, Leonardo Mauricio Pisetta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Carlos José de Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorges, Leonardo Mauricio Pisetta
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Educação em saúde
Aedes aegypti
Tecnologia educacional
Educação rural
topic Biologia
Educação em saúde
Aedes aegypti
Tecnologia educacional
Educação rural
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:12:52Z
2020-10-21T21:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 368522
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215074
identifier_str_mv 368522
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652322541142016