Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Andressa Foliatti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dalmagro, Cassiano, Everling, Marli Teresinha, Neves, Antônio, Zamberlan, Helena Morgenstern
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228911
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a formação científica e tecnológica para o Design vinculada ao projeto Ethos-Design e Relações de Uso do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille). A iniciativa configura-se como estratégia de translação do conhecimento entre a Pós-Graduação e Graduação em Design, bem como na efetivação de capacitação profissional considerando: estruturação de projetos de pesquisa, fundamentação teórico-analítica para pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento projetual de produtos e serviços. A metodologia está centrada na análise de casos conduzidos em 2019 e 2020, no intuito de alargar possibilidades para ações futuras. Os resultados abrangem um laboratório móvel de capacitação profissional, um serviço orientado para a produção e o consumo responsável de vestuário, uma proposta de produção autoral e um serviço educacional. Incluem ainda um olhar analítico sobre o processo de capacitação no intuito de aperfeiçoá-lo.
id UFSC_934a89cf468d69bb4885457f5de5aae5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228911
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.Design and Becoming: Scientific and Technological Guidance for Participatory Design, Environmental Issues, Users, Relationship, Context and Experience.Design de serviçosDesign e relações de usoDesign ParticipativoO artigo tem como objetivo analisar a formação científica e tecnológica para o Design vinculada ao projeto Ethos-Design e Relações de Uso do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille). A iniciativa configura-se como estratégia de translação do conhecimento entre a Pós-Graduação e Graduação em Design, bem como na efetivação de capacitação profissional considerando: estruturação de projetos de pesquisa, fundamentação teórico-analítica para pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento projetual de produtos e serviços. A metodologia está centrada na análise de casos conduzidos em 2019 e 2020, no intuito de alargar possibilidades para ações futuras. Os resultados abrangem um laboratório móvel de capacitação profissional, um serviço orientado para a produção e o consumo responsável de vestuário, uma proposta de produção autoral e um serviço educacional. Incluem ainda um olhar analítico sobre o processo de capacitação no intuito de aperfeiçoá-lo.The article aims to analyse the scientific and technological education for Design linked to the Ethos-Design and Use Relationships project of the Graduate Program in Design at the University of the Region of Joinville (PPGDesign / Univille). The proposal is configured as a strategy for transposing knowledge between undergraduate and graduate courses (considering research structure, theoretical and analytical fundamentals and Design development of products and services), , as well as carrying out professional training. The methodology is centered on case analysis conducted between 2019 and 2020, in order to expand possibilities for future actions. The results include a mobile training laboratory, a service oriented to responsible cloth consumption and production, an authorial Design process and an educational service, besides an analytical approach over the educational process aiming it's improvement.2021-10-08T20:00:23Z2021-10-08T20:00:23Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228911Batista, Andressa FoliattiDalmagro, CassianoEverling, Marli TeresinhaNeves, AntônioZamberlan, Helena Morgensternporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-13T20:44:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228911Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-13T20:44:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
Design and Becoming: Scientific and Technological Guidance for Participatory Design, Environmental Issues, Users, Relationship, Context and Experience.
title Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
spellingShingle Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
Batista, Andressa Foliatti
Design de serviços
Design e relações de uso
Design Participativo
title_short Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
title_full Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
title_fullStr Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
title_full_unstemmed Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
title_sort Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
author Batista, Andressa Foliatti
author_facet Batista, Andressa Foliatti
Dalmagro, Cassiano
Everling, Marli Teresinha
Neves, Antônio
Zamberlan, Helena Morgenstern
author_role author
author2 Dalmagro, Cassiano
Everling, Marli Teresinha
Neves, Antônio
Zamberlan, Helena Morgenstern
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Andressa Foliatti
Dalmagro, Cassiano
Everling, Marli Teresinha
Neves, Antônio
Zamberlan, Helena Morgenstern
dc.subject.por.fl_str_mv Design de serviços
Design e relações de uso
Design Participativo
topic Design de serviços
Design e relações de uso
Design Participativo
description O artigo tem como objetivo analisar a formação científica e tecnológica para o Design vinculada ao projeto Ethos-Design e Relações de Uso do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille). A iniciativa configura-se como estratégia de translação do conhecimento entre a Pós-Graduação e Graduação em Design, bem como na efetivação de capacitação profissional considerando: estruturação de projetos de pesquisa, fundamentação teórico-analítica para pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento projetual de produtos e serviços. A metodologia está centrada na análise de casos conduzidos em 2019 e 2020, no intuito de alargar possibilidades para ações futuras. Os resultados abrangem um laboratório móvel de capacitação profissional, um serviço orientado para a produção e o consumo responsável de vestuário, uma proposta de produção autoral e um serviço educacional. Incluem ainda um olhar analítico sobre o processo de capacitação no intuito de aperfeiçoá-lo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08T20:00:23Z
2021-10-08T20:00:23Z
2021-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228911
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652355426582528