‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmagro, Cassiano
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Everling, Marli Teresinha, Foliatti, Andressa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229653
Resumo: A proposta discute a relevância de processos de capacitação profissional no design, orientados para a dimensão social e ambiental da sustentabilidade, bem como, seu significado e utilização no âmbito do projeto Ethos. Os estudos de caso em torno dos quais se realizam as discussões incluem duas experiências de orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação: o ‘projeto para um laboratório (de costura e modelagem) destinado para capacitação de detentas’, e o ‘projeto de um armário colaborativo (visando contribuir com a circulação, reaproveitamento e upcycling de vestuário)’. A estrutura do artigo abrange: capacitação profissional com ênfase nas dimensões social e ambiental da sustentabilidade; design e sustentabilidade na esfera do projeto Ethos; procedimentos metodológicos associados ao processo de capacitação profissional; e, relato dos casos 1 (laboratório móvel de costura e modelagem de apoio as atividades do projeto costura viva’) e 2 (armário colaborativo).
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spelling ‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais.‘Design and Becoming’: Professional Education for Social and Environmental ChallengesDesign e Relações de UsoDimensão SocialDimensão AmbientalA proposta discute a relevância de processos de capacitação profissional no design, orientados para a dimensão social e ambiental da sustentabilidade, bem como, seu significado e utilização no âmbito do projeto Ethos. Os estudos de caso em torno dos quais se realizam as discussões incluem duas experiências de orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação: o ‘projeto para um laboratório (de costura e modelagem) destinado para capacitação de detentas’, e o ‘projeto de um armário colaborativo (visando contribuir com a circulação, reaproveitamento e upcycling de vestuário)’. A estrutura do artigo abrange: capacitação profissional com ênfase nas dimensões social e ambiental da sustentabilidade; design e sustentabilidade na esfera do projeto Ethos; procedimentos metodológicos associados ao processo de capacitação profissional; e, relato dos casos 1 (laboratório móvel de costura e modelagem de apoio as atividades do projeto costura viva’) e 2 (armário colaborativo).The aim is to discuss the relevance of professional education in design driven to the social and environmental dimension of sustainability, as well as their meaning and use in the scope of the Ethos project. The case studies include two orienting experiences of undergraduate projects: the 'project for a laboratory (sewing and modeling) aimed at training inmates', and the 'design of a collective closet (aiming to contribute to the circulation, reuse and upcycling of clothing)'. The structure of the article covers professional education with an emphasis on the social and environmental dimensions of sustainability; design and sustainability in the sphere of the Ethos project; methodological procedures associated with the educational process; and reporting of cases 1 (mobile sewing and modeling laboratory to support the sewing projects' activities) and 2 (collective closet).2021-11-04T23:22:20Z2021-11-04T23:22:20Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229653Dalmagro, CassianoEverling, Marli TeresinhaFoliatti, Andressaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T23:22:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-04T23:22:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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