‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229653 |
Resumo: | A proposta discute a relevância de processos de capacitação profissional no design, orientados para a dimensão social e ambiental da sustentabilidade, bem como, seu significado e utilização no âmbito do projeto Ethos. Os estudos de caso em torno dos quais se realizam as discussões incluem duas experiências de orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação: o ‘projeto para um laboratório (de costura e modelagem) destinado para capacitação de detentas’, e o ‘projeto de um armário colaborativo (visando contribuir com a circulação, reaproveitamento e upcycling de vestuário)’. A estrutura do artigo abrange: capacitação profissional com ênfase nas dimensões social e ambiental da sustentabilidade; design e sustentabilidade na esfera do projeto Ethos; procedimentos metodológicos associados ao processo de capacitação profissional; e, relato dos casos 1 (laboratório móvel de costura e modelagem de apoio as atividades do projeto costura viva’) e 2 (armário colaborativo). |
id |
UFSC_fb915c5e19a4573eee7e755df0f4a6d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229653 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais.‘Design and Becoming’: Professional Education for Social and Environmental ChallengesDesign e Relações de UsoDimensão SocialDimensão AmbientalA proposta discute a relevância de processos de capacitação profissional no design, orientados para a dimensão social e ambiental da sustentabilidade, bem como, seu significado e utilização no âmbito do projeto Ethos. Os estudos de caso em torno dos quais se realizam as discussões incluem duas experiências de orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação: o ‘projeto para um laboratório (de costura e modelagem) destinado para capacitação de detentas’, e o ‘projeto de um armário colaborativo (visando contribuir com a circulação, reaproveitamento e upcycling de vestuário)’. A estrutura do artigo abrange: capacitação profissional com ênfase nas dimensões social e ambiental da sustentabilidade; design e sustentabilidade na esfera do projeto Ethos; procedimentos metodológicos associados ao processo de capacitação profissional; e, relato dos casos 1 (laboratório móvel de costura e modelagem de apoio as atividades do projeto costura viva’) e 2 (armário colaborativo).The aim is to discuss the relevance of professional education in design driven to the social and environmental dimension of sustainability, as well as their meaning and use in the scope of the Ethos project. The case studies include two orienting experiences of undergraduate projects: the 'project for a laboratory (sewing and modeling) aimed at training inmates', and the 'design of a collective closet (aiming to contribute to the circulation, reuse and upcycling of clothing)'. The structure of the article covers professional education with an emphasis on the social and environmental dimensions of sustainability; design and sustainability in the sphere of the Ethos project; methodological procedures associated with the educational process; and reporting of cases 1 (mobile sewing and modeling laboratory to support the sewing projects' activities) and 2 (collective closet).2021-11-04T23:22:20Z2021-11-04T23:22:20Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229653Dalmagro, CassianoEverling, Marli TeresinhaFoliatti, Andressaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T23:22:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-11-04T23:22:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. ‘Design and Becoming’: Professional Education for Social and Environmental Challenges |
title |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. |
spellingShingle |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. Dalmagro, Cassiano Design e Relações de Uso Dimensão Social Dimensão Ambiental |
title_short |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. |
title_full |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. |
title_fullStr |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. |
title_full_unstemmed |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. |
title_sort |
‘Design & “Vir-a-Ser”: Capacitação Profissional para Desafios Sociais e Ambientais. |
author |
Dalmagro, Cassiano |
author_facet |
Dalmagro, Cassiano Everling, Marli Teresinha Foliatti, Andressa |
author_role |
author |
author2 |
Everling, Marli Teresinha Foliatti, Andressa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmagro, Cassiano Everling, Marli Teresinha Foliatti, Andressa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design e Relações de Uso Dimensão Social Dimensão Ambiental |
topic |
Design e Relações de Uso Dimensão Social Dimensão Ambiental |
description |
A proposta discute a relevância de processos de capacitação profissional no design, orientados para a dimensão social e ambiental da sustentabilidade, bem como, seu significado e utilização no âmbito do projeto Ethos. Os estudos de caso em torno dos quais se realizam as discussões incluem duas experiências de orientação de trabalhos de conclusão de curso de graduação: o ‘projeto para um laboratório (de costura e modelagem) destinado para capacitação de detentas’, e o ‘projeto de um armário colaborativo (visando contribuir com a circulação, reaproveitamento e upcycling de vestuário)’. A estrutura do artigo abrange: capacitação profissional com ênfase nas dimensões social e ambiental da sustentabilidade; design e sustentabilidade na esfera do projeto Ethos; procedimentos metodológicos associados ao processo de capacitação profissional; e, relato dos casos 1 (laboratório móvel de costura e modelagem de apoio as atividades do projeto costura viva’) e 2 (armário colaborativo). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05 2021-11-04T23:22:20Z 2021-11-04T23:22:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229653 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652128230572032 |