A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_9381c757e5703fec727bfc8f0ecf5243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185213 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos SurdosPrática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA).TeseEsta pesquisa tem como foco a prática pedagógica no letramento de jovens e adultos surdos que cresceram isolados, do ponto de vista linguístico, e estão aprendendo tardiamente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa escrita. Adota os pressupostos da Sociolinguística quanto ao ensino da língua materna e sustenta-se no conceito da pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987), especialmente quanto à análise das produções escritas e orais que inclui a historicidade dos alunos e suas especificidades como falantes multilíngues (HYMES, 1976). Os surdos são considerados por suas características socioantropológicas que os caracterizam como minoria linguística (SKLIAR, 1988). A prática pedagógica é analisada sob dois aspectos: como os professores ensinam e como os alunos aprendem. A abordagem etnográfica é a metodologia desta pesquisa, efetivada em classe exclusiva de surdos. São realizadas microanálises etnográficas que identificam, nos recursos pedagógicos e discursivos adotados pelas professoras, a variabilidade cultural dos surdos, caracterizada pela língua de sinais e os valores a ela associados, bem como a adequação desses recursos à especialização visual dos alunos. A aprendizagem dos alunos é analisada por meio de suas produções, especialmente orais, em que seus antecedentes sociolinguísticos constituem uma categoria importante na compreensão das formas como se relacionam com a Língua Portuguesa. Os resultados apontam que a prática pedagógica na educação bilíngue dos surdos ainda não tem propostas metodológicas sedimentadas que sejam reconhecidas e adotadas pelo coletivo dos professores. Apontam, ainda, que a análise da prática pedagógica não pode ter como foco apenas o professor, mas deve considerar as práticas concorrentes que constituem as condições para sua ação, tais como as oportunidades de formação e os aspectos organizacionais da escola e do sistema educacional. No contexto das práticas da sala de aula, esta pesquisa destaca a necessidade da apropriação, pelo professor, da Libras, dos valores culturais e dos modos de construção do conhecimento próprios dos surdos como grupo linguístico.UNB2018-03-29T02:14:58Z2018-03-29T02:14:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213MARTINS, Linair Moura Barrosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-29T02:14:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185213Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-29T02:14:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos |
title |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos |
spellingShingle |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos MARTINS, Linair Moura Barros Prática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
title_short |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos |
title_full |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos |
title_fullStr |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos |
title_full_unstemmed |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos |
title_sort |
A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos |
author |
MARTINS, Linair Moura Barros |
author_facet |
MARTINS, Linair Moura Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Linair Moura Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
topic |
Prática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
description |
Tese |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-03-29T02:14:58Z 2018-03-29T02:14:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652233048326144 |