A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Linair Moura Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213
Resumo: Tese
id UFSC_9381c757e5703fec727bfc8f0ecf5243
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185213
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos SurdosPrática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA).TeseEsta pesquisa tem como foco a prática pedagógica no letramento de jovens e adultos surdos que cresceram isolados, do ponto de vista linguístico, e estão aprendendo tardiamente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa escrita. Adota os pressupostos da Sociolinguística quanto ao ensino da língua materna e sustenta-se no conceito da pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987), especialmente quanto à análise das produções escritas e orais que inclui a historicidade dos alunos e suas especificidades como falantes multilíngues (HYMES, 1976). Os surdos são considerados por suas características socioantropológicas que os caracterizam como minoria linguística (SKLIAR, 1988). A prática pedagógica é analisada sob dois aspectos: como os professores ensinam e como os alunos aprendem. A abordagem etnográfica é a metodologia desta pesquisa, efetivada em classe exclusiva de surdos. São realizadas microanálises etnográficas que identificam, nos recursos pedagógicos e discursivos adotados pelas professoras, a variabilidade cultural dos surdos, caracterizada pela língua de sinais e os valores a ela associados, bem como a adequação desses recursos à especialização visual dos alunos. A aprendizagem dos alunos é analisada por meio de suas produções, especialmente orais, em que seus antecedentes sociolinguísticos constituem uma categoria importante na compreensão das formas como se relacionam com a Língua Portuguesa. Os resultados apontam que a prática pedagógica na educação bilíngue dos surdos ainda não tem propostas metodológicas sedimentadas que sejam reconhecidas e adotadas pelo coletivo dos professores. Apontam, ainda, que a análise da prática pedagógica não pode ter como foco apenas o professor, mas deve considerar as práticas concorrentes que constituem as condições para sua ação, tais como as oportunidades de formação e os aspectos organizacionais da escola e do sistema educacional. No contexto das práticas da sala de aula, esta pesquisa destaca a necessidade da apropriação, pelo professor, da Libras, dos valores culturais e dos modos de construção do conhecimento próprios dos surdos como grupo linguístico.UNB2018-03-29T02:14:58Z2018-03-29T02:14:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213MARTINS, Linair Moura Barrosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-29T02:14:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185213Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-29T02:14:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
title A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
spellingShingle A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
MARTINS, Linair Moura Barros
Prática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA).
title_short A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
title_full A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
title_fullStr A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
title_full_unstemmed A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
title_sort A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos
author MARTINS, Linair Moura Barros
author_facet MARTINS, Linair Moura Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Linair Moura Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA).
topic Prática pedagógica. Letramento. Surdez. Bilinguismo. Educação de Jovens e Adultos (EJA).
description Tese
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-03-29T02:14:58Z
2018-03-29T02:14:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213
identifier_str_mv MARTINS, Linair Moura Barros. A Prática Pedagógica no Letramento Bilíngue de Jovens e Adultos Surdos. 2015. 325 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de Brasília. 2015. Orientadora: Stella Maris Bortoni Ricardo.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNB
publisher.none.fl_str_mv UNB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652233048326144