A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95261 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_93e997b5d5bdbaf1d10acfa112c4732e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95261 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de FísicaEducação científica e tecnológicaMetacogniçãoEstudantes -AtividadesFísicaEstudo e ensinoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011Pautado no ideal de uma educação que prepara indivíduos autônomos, críticos e atuantes na sociedade, o presente trabalho investiga a possibilidade de inserir momentos explícitos de evocação do pensamento metacognitivo durante a realização de atividades experimentais desenvolvidas na disciplina de Física no Ensino Médio. O objetivo consiste em proporcionar que os estudantes recorram a essa forma de pensamento durante as atividades experimentais como meio de qualificar suas aprendizagens. Para tanto, investigam-se, teoricamente, os elementos metacognitivos pertinentes a essa associação, demarcando os entornos da aproximação da metacognição com o processo ensino-aprendizagem, particularmente, com as atividades experimentais de Física. Além disso, o referencial teórico abarca a pertinência construtivista da associação, nas vertentes psicológica e epistemológica, enfatizando que ambas, metacognição e atividades experimentais, orientam-se por tais pressupostos. Os aspectos construtivistas, portanto, nortearam a elaboração do modelo didático-metodológico para as Atividades Experimentais Metacognitivas, denominadas de "AEMc", cuja pesquisa empírica desenvolveu-se em quatro fases: sondagem, como forma de revelar a presença de momentos de evocação metacognitiva no modelo tradicionalmente presente no Ensino Médio; teste piloto, como ensaio ao modelo proposto e ao instrumento elaborado para coleta dos dados; viabilidade, para efetivação do modelo proposto em três encontros; e retorno à escola, a fim de visualizar a "durabilidade" dos conhecimentos desenvolvidos nas AEMc. Em termos metodológicos, a pesquisa recorre à coleta de dados quantitativa, com análise qualitativa, utilizando como instrumento uma ficha de observação, elaborada com base nos elementos metacognitivos tidos como atributos de investigação. Os resultados das fichas de observação, acrescidos das observações da pesquisadora durante a realização das AEMc, permitem inferir que o modelo se mostra pertinente, revelando que a explicitação de momentos de evocação do pensamento metacognitivo representa uma alternativa para tornar as atividades experimentais potencialmente mais significativas na aprendizagem em Física.Alves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Cleci Teresinha Werner da2012-10-25T23:19:53Z2012-10-25T23:19:53Z2012-10-25T23:19:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis344 p.| il., grafs., tabs.application/pdf290643http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95261porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T20:43:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95261Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T20:43:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física |
title |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física |
spellingShingle |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física Rosa, Cleci Teresinha Werner da Educação científica e tecnológica Metacognição Estudantes - Atividades Física Estudo e ensino |
title_short |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física |
title_full |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física |
title_fullStr |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física |
title_full_unstemmed |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física |
title_sort |
A Metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física |
author |
Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author_facet |
Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves Filho, Jose de Pinho Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Cleci Teresinha Werner da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica e tecnológica Metacognição Estudantes - Atividades Física Estudo e ensino |
topic |
Educação científica e tecnológica Metacognição Estudantes - Atividades Física Estudo e ensino |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T23:19:53Z 2012-10-25T23:19:53Z 2012-10-25T23:19:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
290643 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95261 |
identifier_str_mv |
290643 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
344 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652350022221824 |