O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
id |
UFSC_403bd2059752c7b5cb5b9f59321410ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79028 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /Estudo e ensinoMetaforaMetacogniçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.Este estudo objetiva verificar o efeito de um ensino específico da metáfora sobre a metacognição a respeito da metáfora e sobre a compreensão e produção de enunciados metafóricos. O ensino oferecido aos sujeitos assenta-se sobre uma abordagem que prevê a aproximação de campos semânticos e leva em consideração a participação do leitor através do raciocínio analógico. Participam do estudo 79 sujeitos, alunos de duas quintas e duas oitavas séries do ensino fundamental da rede pública municipal de Balneário Camboriú, SC. Aplicou-se pré-teste aos grupos de controle e experimental que consistiu em atividades de conceituação da metáfora, produção de metáforas, compreensão de textos contendo metáforas e reconhecimento das metáforas em textos. Os grupos experimentais receberam um treinamento sobre metáforas, em fortna de aulas, após o pré-teste. O pós-teste consistiu na verificação das mesmas habilidades testadas no pré-teste, porém com textos diferentes. Após a análise quantitativa dos resultados, observou-se que os sujeitos que recebem o treinamento sobre metáforas obtiveram resultados positivos em todas as habilidades testadas, exceto compreensão, cujo controle foi prejudicado por falhas na testagem. Conclui-se que o ensino da metáfora pode deixar de ser um conteúdo secundário, alistado entre outras figuras de linguagem, para tomar-se uma importante "ferramenta" para a aquisição de conhecimentos novos. Destaca-se também a possibilidade de uso da metáfora como um recurso para a compreensão de textos.Florianópolis, SCCabral, Loni GrimmUniversidade Federal de Santa CatarinaMalta, Jacy Castro.2012-10-17T22:24:31Z2012-10-17T22:24:31Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f.| grafs., tabs. +application/pdf171962http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:48:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:48:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / |
title |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / |
spellingShingle |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / Malta, Jacy Castro. Estudo e ensino Metafora Metacognição |
title_short |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / |
title_full |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / |
title_fullStr |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / |
title_sort |
O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino / |
author |
Malta, Jacy Castro. |
author_facet |
Malta, Jacy Castro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Loni Grimm Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malta, Jacy Castro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo e ensino Metafora Metacognição |
topic |
Estudo e ensino Metafora Metacognição |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T22:24:31Z 2012-10-17T22:24:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
171962 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028 |
identifier_str_mv |
171962 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f.| grafs., tabs. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652358181191680 |