O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malta, Jacy Castro.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
id UFSC_403bd2059752c7b5cb5b9f59321410ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79028
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /Estudo e ensinoMetaforaMetacogniçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.Este estudo objetiva verificar o efeito de um ensino específico da metáfora sobre a metacognição a respeito da metáfora e sobre a compreensão e produção de enunciados metafóricos. O ensino oferecido aos sujeitos assenta-se sobre uma abordagem que prevê a aproximação de campos semânticos e leva em consideração a participação do leitor através do raciocínio analógico. Participam do estudo 79 sujeitos, alunos de duas quintas e duas oitavas séries do ensino fundamental da rede pública municipal de Balneário Camboriú, SC. Aplicou-se pré-teste aos grupos de controle e experimental que consistiu em atividades de conceituação da metáfora, produção de metáforas, compreensão de textos contendo metáforas e reconhecimento das metáforas em textos. Os grupos experimentais receberam um treinamento sobre metáforas, em fortna de aulas, após o pré-teste. O pós-teste consistiu na verificação das mesmas habilidades testadas no pré-teste, porém com textos diferentes. Após a análise quantitativa dos resultados, observou-se que os sujeitos que recebem o treinamento sobre metáforas obtiveram resultados positivos em todas as habilidades testadas, exceto compreensão, cujo controle foi prejudicado por falhas na testagem. Conclui-se que o ensino da metáfora pode deixar de ser um conteúdo secundário, alistado entre outras figuras de linguagem, para tomar-se uma importante "ferramenta" para a aquisição de conhecimentos novos. Destaca-se também a possibilidade de uso da metáfora como um recurso para a compreensão de textos.Florianópolis, SCCabral, Loni GrimmUniversidade Federal de Santa CatarinaMalta, Jacy Castro.2012-10-17T22:24:31Z2012-10-17T22:24:31Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f.| grafs., tabs. +application/pdf171962http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:48:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79028Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:48:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
title O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
spellingShingle O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
Malta, Jacy Castro.
Estudo e ensino
Metafora
Metacognição
title_short O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
title_full O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
title_fullStr O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
title_full_unstemmed O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
title_sort O desenvolvimento da metacognição da metáfora: uma experiência de ensino /
author Malta, Jacy Castro.
author_facet Malta, Jacy Castro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Loni Grimm
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Malta, Jacy Castro.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo e ensino
Metafora
Metacognição
topic Estudo e ensino
Metafora
Metacognição
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T22:24:31Z
2012-10-17T22:24:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 171962
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028
identifier_str_mv 171962
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f.| grafs., tabs. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652358181191680