Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Daniela da Silva
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79303
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
id UFSC_94d8260117107770eea97b737197386f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79303
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivistaEnfermagemEstudo e ensinoEducaçãoEstudantes de enfermagemEducaçãoEnfermeirosConstrutivismo (Educação)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.Este trabalho teve como referencial teórico-metodológico o construtivismo piagetiano, e através do qual busquei atingir dois objetivos principais: o primeiro diz respeito a realizar uma prática assistencial de cuidado compartilhado junto a um grupo de alunas, ao qual denominei grupo de vivência; o segundo tencionava levar o grupo de estudantes de enfermagem ao debate sobre os modelos de ensino e de assistência, à luz da teoria construtivista. A intenção em realizar tal trabalho surgiu das inquietações que tive quando exerci docência e assistência concomitantemente, as quais, emergiram da percepção dos dilemas que as alunas vivenciam perante dicotomias existentes entre o modelo acadêmico e o modelo assistencial existentes em nossa profissão. A descrição da realidade estudada, de acordo com a opinião das alunas, foi algo que busquei visando contribuir com as enfermeiras que atuam em nossa região para uma maior reflexão em relação às condutas profissionais como cuidadoras que somos e como educadoras que devemos ser. Trouxe a realidade histórica do curso de Enfermagem de Passo Fundo, procurando resgatar os fatores estimuladores do desenvolvimento profissional. Os fatos discutidos pelas alunas foram analisados na tentativa de levar os profissionais de enfermagem a uma reflexão sobre suas práticas cotidianas, estimulando o necessário movimento de revitalização, tanto do ensino quanto da assistência, pois ambos constituem dimensões do trabalho do enfermeiro que precisam buscar a integração.Florianópolis, SCSaupe, RositaUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Daniela da Silva2012-10-18T01:50:58Z2012-10-18T01:50:58Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[135] f.| il. +application/pdf171758http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79303porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:51:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79303Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:51:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
title Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
spellingShingle Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
Schneider, Daniela da Silva
Enfermagem
Estudo e ensino
Educação
Estudantes de enfermagem
Educação
Enfermeiros
Construtivismo (Educação)
title_short Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
title_full Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
title_fullStr Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
title_full_unstemmed Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
title_sort Estudantes de enfermagem debatendo sobre os modelos de ensino e de assistência à luz da teoria construtivista
author Schneider, Daniela da Silva
author_facet Schneider, Daniela da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saupe, Rosita
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Daniela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudo e ensino
Educação
Estudantes de enfermagem
Educação
Enfermeiros
Construtivismo (Educação)
topic Enfermagem
Estudo e ensino
Educação
Estudantes de enfermagem
Educação
Enfermeiros
Construtivismo (Educação)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-18T01:50:58Z
2012-10-18T01:50:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 171758
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79303
identifier_str_mv 171758
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [135] f.| il. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652362156343296