Protótipo de um aplicativo móvel educativo e de follow up para pacientes com diagnóstico de doença arterial periférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendez, Cristiane Baldessar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188751
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
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O estudo objetivou desenvolver um aplicativo móvel educativo e de follow up para pacientes com diagnóstico de doença arterial periférica. A construção foi guiada pelos conceitos de uma pesquisa metodológica e seguiu o modelo do design instrucional contextualizado constituído de três etapas: análise, design e desenvolvimento e avaliação. A pesquisa foi desenvolvida de junho de 2016 a novembro de 2017. A etapa de análise foi realizada em três momentos: identificação das necessidades de educação em saúde dos pacientes com doença arterial periférica, as dificuldades encontradas no domicílio como obstáculo para a realização do tratamento, mudança nos hábitos de vida associado aos fatores de risco e a lacuna na relação entre os serviços de saúde e seus pacientes; as evidências terapêuticas recomendadas para controle e manejo da doença arterial periférica; e a prospecção tecnológica dos aplicativos móveis voltados para pacientes. Na etapa de design e desenvolvimento foi elaborado o conteúdo de aprendizado, da estrutura de navegação de telas, a tipografia e a linguagem de programação, utilizando HTML 5, CSS e JavaScript e Typescript, compatíveis com Android e iOs. O resultado está apresentado no manuscrito aplicativo móvel educativo de follow up de enfermagem para pacientes com diagnóstico de doença arterial periférica e no produto aplicativo DAP . O conteúdo educacional do aplicativo móvel foi composto por conceitos, tratamento, complicações e cuidados para a educação em saúde. Também faz parte do aplicativo móvel o follow up dos pacientes por meio da monitorização da evolução do processo cicatricial das lesões com encaminhamento de fotos da lesão e de mensagens enviadas diretamente paciente/profissional. Nesse processo, o profissional pode acompanhar a evolução do paciente e realizar a educação em saúde enviando orientações às suas dúvidas que não foram sanadas com o conteúdo apresentado no aplicativo. O uso do aplicativo móvel tem potencial para melhorar o acompanhamento dos fatores de risco, estimular o autocuidado, a coparticipação do usuário no seu tratamento, a participação familiar, bem como trazer um estímulo à vida saudável, redução de custos para o sistema de saúde e planejamento do cuidado individualizado. Nesse sentido, o aplicativo poderá gerar um impacto significativo nos resultados de saúde e na qualidade de vida destes pacientes, diminuindo potencialmente o número de internações hospitalares, frequência de visitas médicas e perdas de produtividade.Abstract : Peripheral arterial disease is a growing problem for public health. Its evolution causes arterial stenosis and, consequently, reduction of blood flow to the extremities. Its main symptom, intermittent claudication, causes functional decline and limitation in physical activity, increasing the risk of a cardiac and neurovascular. Health education and the use of communication and information technology are essential to develop self-care, stimulate adherence to treatment and reduce costs for the health system. The study aimed to develop an educational and follow up mobile application for patients diagnosed with peripheral arterial disease. The construction was guided by the concepts of a methodological research and followed the model of contextualized instructional design composed of three stages: analysis, design and development and evaluation. The research was carried out from June 2016 to November 2017. The analysis phase was carried out in three moments: identification of health education needs of patients with peripheral arterial disease, difficulties encountered at home as an obstacle to the treatment, change in life habits associated with risk factors and the gap in the relationship between health services and their patients; the recommended therapeutic evidence for the control and management of peripheral arterial disease; and the technological prospect of patient-oriented mobile applications. In the stage of design and development the content of learning, the structure of navigation of screens, the typography and the programming language, was elaborated using HTML 5, CSS and JavaScript and Typescript, compatible with Android and iOs. The result is presented in the manuscript mobile educational follow-up nursing application for patients diagnosed with peripheral arterial disease and in the application product "DAP". The educational content of the mobile application was composed of concepts, treatment, complications and care for health education. The follow-up of the patients is also part of the mobile application by monitoring the evolution of the cicatricial process of the lesions with referral of lesion photos and directly sent patient / professional messages. In this process, the professional can follow the evolution of the patient and perform health education by sending guidelines to their doubts that have not been remedied with the content presented in the application. The use of the mobile application has the potential to improve the monitoring of risk factors, stimulate self-care, user participation in treatment, family participation, as well as stimulating healthy living, reducing costs for the health system and individualized care planning. In this sense, the application can have a significant impact on the health outcomes and quality of life of these patients, potentially reducing the number of hospital admissions, frequency of medical visits and productivity losses.Salum, Nádia ChiodelliUniversidade Federal de Santa CatarinaMendez, Cristiane Baldessar2018-08-01T04:02:52Z2018-08-01T04:02:52Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis138 p.| il.application/pdf353208https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188751porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-01T04:02:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188751Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-01T04:02:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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