Possível correlação entre as obras do Canal do Panamá e as mudanças observadas nos portos catarinenses movimentadores de contêineres: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218441 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval. |
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Possível correlação entre as obras do Canal do Panamá e as mudanças observadas nos portos catarinenses movimentadores de contêineres: um estudo de casoCanal do PanamáTransporte MarítimoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Este trabalho apresenta uma análise da influência nos portos movimentadores de contêineres localizados no litoral catarinense, em específico as instalações portuárias de Itapoá, Navegantes e Imbituba, relativo às obras ocorridas no Canal do Panamá. O canal é de irrefutável importância e influência para o comércio exterior mundial, gerando investimentos e alterando os rumos das economias por toda a parte. O canal supracitado passou por obras entre os anos de 2013 e 2016, possibilitando o tráfego de embarcações maiores. Primeiramente, faz-se uma análise da região catarinense, focada nos fatores intervenientes ao transporte marítimo. Em especial: área de influência econômica das instalações portuárias, acessos terrestres e marítimos, principais produtos movimentados nos portos e seus locais de produção. Adiante, descrevem-se as instalações portuárias em si: instalações de acostagem, instalações de armazenagem, equipamentos portuários, áreas de fundeio, canais de acesso e frotas visitantes do porto. A seguir, o estudo identifica o comportamento de indicadores no período anterior e posterior à inauguração da referida obra, os quais podem estar relacionados com esta. Para isso, foram considerados: número de atracações, movimentação de contêineres, consignação média e dimensões das embarcações que frequentam o porto. De posse das análises anteriores, buscou-se a opinião dos gestores das infraestruturas portuárias para estabelecimento de nexo causal entre as modificações observadas e a referida obra, por meio de questionários. Os resultados desse trabalho dão parecer negativo com relação à alteração no transporte marítimo nos portos de Itapoá, Navegantes e Imbituba em decorrência das obras de expansão do Canal do Panamá.Joinville, SCCalil, Luis Fernando PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaBandil, Vinicius Bonatti2020-12-15T12:42:26Z2020-12-15T12:42:26Z2020-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218441info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-15T12:42:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218441Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-15T12:42:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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