Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzotti, Ana Karine do Amaral
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Wrasse, Carlos Laércio, Silva, Edson Luiz da, Fachin, Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em identificar que ações de responsabilidade social as Instituições de Ensino Superior Privadas do Oeste do Paraná estão realizando e sua utilização no marketing. Desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as IES privadas do Oeste do Paraná que adotam os conceitos de responsabilidade social; b)identificar as razões dos programas e ações de responsabilidade social apoiados ou realizado pela IES; c) identificar os meios utilizados para divulgação das ações de responsabilidade social desenvolvidas e ou apoiadas pelas IES privadas; d) verificar como as IES privadas estão utilizando a responsabilidade social no marketing. O campo de estudo é composto por quatro das sete Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Oeste do Estado do Paraná que informaram desenvolver ou apoiar projetos e ações de responsabilidade social, a região apresenta um total de 20 IES Privadas. Através de pesquisa descritiva, pretendeu-se verificar se as IES privadas do Oeste do Estado do Paraná investem em ações de responsabilidade social e através do método qualitativo verificou-se como utilizam a responsabilidade social no marketing. Em suma, de acordo com o objetivo geral, que visa identificar que ações as IES privadas dos municípios do oeste do Paraná estão realizando em termos de responsabilidade social, sua mensuração e utilização no marketing, pode-se afirmar, através da pesquisa, que há um percentual reduzido de instituições que adotam os conceitos de responsabilidade social e que aquelas que o fazem não sabem exatamente qual é o retorno proporcionado pelo mesmo, percebe-se também que ainda é pequeno o uso da responsabilidade social como estratégia de marketing sendo que todos os benefícios proporcionados pelo mesmo acontecem de forma espontânea. A pesquisa permite constatar que as IES privadas investem em responsabilidade social como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde a empresa está inserida. As mesmas esperam como retorno destas ações uma melhor imagem perante a sociedade, fidelização dos clientes e fortalecimento da marca embora não desenvolvam instrumentos de mensuração.
id UFSC_95a029f461179968d7cffa8162c5294b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96893
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do ParanáO objetivo deste trabalho consiste em identificar que ações de responsabilidade social as Instituições de Ensino Superior Privadas do Oeste do Paraná estão realizando e sua utilização no marketing. Desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as IES privadas do Oeste do Paraná que adotam os conceitos de responsabilidade social; b)identificar as razões dos programas e ações de responsabilidade social apoiados ou realizado pela IES; c) identificar os meios utilizados para divulgação das ações de responsabilidade social desenvolvidas e ou apoiadas pelas IES privadas; d) verificar como as IES privadas estão utilizando a responsabilidade social no marketing. O campo de estudo é composto por quatro das sete Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Oeste do Estado do Paraná que informaram desenvolver ou apoiar projetos e ações de responsabilidade social, a região apresenta um total de 20 IES Privadas. Através de pesquisa descritiva, pretendeu-se verificar se as IES privadas do Oeste do Estado do Paraná investem em ações de responsabilidade social e através do método qualitativo verificou-se como utilizam a responsabilidade social no marketing. Em suma, de acordo com o objetivo geral, que visa identificar que ações as IES privadas dos municípios do oeste do Paraná estão realizando em termos de responsabilidade social, sua mensuração e utilização no marketing, pode-se afirmar, através da pesquisa, que há um percentual reduzido de instituições que adotam os conceitos de responsabilidade social e que aquelas que o fazem não sabem exatamente qual é o retorno proporcionado pelo mesmo, percebe-se também que ainda é pequeno o uso da responsabilidade social como estratégia de marketing sendo que todos os benefícios proporcionados pelo mesmo acontecem de forma espontânea. A pesquisa permite constatar que as IES privadas investem em responsabilidade social como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde a empresa está inserida. As mesmas esperam como retorno destas ações uma melhor imagem perante a sociedade, fidelização dos clientes e fortalecimento da marca embora não desenvolvam instrumentos de mensuração.INPEAU2012-11-01T18:13:58Z2012-11-01T18:13:58Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893Mazzotti, Ana Karine do AmaralWrasse, Carlos LaércioSilva, Edson Luiz daFachin, Solangeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T17:03:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96893Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T17:03:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
title Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
spellingShingle Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
Mazzotti, Ana Karine do Amaral
title_short Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
title_full Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
title_fullStr Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
title_full_unstemmed Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
title_sort Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
author Mazzotti, Ana Karine do Amaral
author_facet Mazzotti, Ana Karine do Amaral
Wrasse, Carlos Laércio
Silva, Edson Luiz da
Fachin, Solange
author_role author
author2 Wrasse, Carlos Laércio
Silva, Edson Luiz da
Fachin, Solange
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzotti, Ana Karine do Amaral
Wrasse, Carlos Laércio
Silva, Edson Luiz da
Fachin, Solange
description O objetivo deste trabalho consiste em identificar que ações de responsabilidade social as Instituições de Ensino Superior Privadas do Oeste do Paraná estão realizando e sua utilização no marketing. Desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as IES privadas do Oeste do Paraná que adotam os conceitos de responsabilidade social; b)identificar as razões dos programas e ações de responsabilidade social apoiados ou realizado pela IES; c) identificar os meios utilizados para divulgação das ações de responsabilidade social desenvolvidas e ou apoiadas pelas IES privadas; d) verificar como as IES privadas estão utilizando a responsabilidade social no marketing. O campo de estudo é composto por quatro das sete Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Oeste do Estado do Paraná que informaram desenvolver ou apoiar projetos e ações de responsabilidade social, a região apresenta um total de 20 IES Privadas. Através de pesquisa descritiva, pretendeu-se verificar se as IES privadas do Oeste do Estado do Paraná investem em ações de responsabilidade social e através do método qualitativo verificou-se como utilizam a responsabilidade social no marketing. Em suma, de acordo com o objetivo geral, que visa identificar que ações as IES privadas dos municípios do oeste do Paraná estão realizando em termos de responsabilidade social, sua mensuração e utilização no marketing, pode-se afirmar, através da pesquisa, que há um percentual reduzido de instituições que adotam os conceitos de responsabilidade social e que aquelas que o fazem não sabem exatamente qual é o retorno proporcionado pelo mesmo, percebe-se também que ainda é pequeno o uso da responsabilidade social como estratégia de marketing sendo que todos os benefícios proporcionados pelo mesmo acontecem de forma espontânea. A pesquisa permite constatar que as IES privadas investem em responsabilidade social como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde a empresa está inserida. As mesmas esperam como retorno destas ações uma melhor imagem perante a sociedade, fidelização dos clientes e fortalecimento da marca embora não desenvolvam instrumentos de mensuração.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-01T18:13:58Z
2012-11-01T18:13:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652224002260992