Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em identificar que ações de responsabilidade social as Instituições de Ensino Superior Privadas do Oeste do Paraná estão realizando e sua utilização no marketing. Desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as IES privadas do Oeste do Paraná que adotam os conceitos de responsabilidade social; b)identificar as razões dos programas e ações de responsabilidade social apoiados ou realizado pela IES; c) identificar os meios utilizados para divulgação das ações de responsabilidade social desenvolvidas e ou apoiadas pelas IES privadas; d) verificar como as IES privadas estão utilizando a responsabilidade social no marketing. O campo de estudo é composto por quatro das sete Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Oeste do Estado do Paraná que informaram desenvolver ou apoiar projetos e ações de responsabilidade social, a região apresenta um total de 20 IES Privadas. Através de pesquisa descritiva, pretendeu-se verificar se as IES privadas do Oeste do Estado do Paraná investem em ações de responsabilidade social e através do método qualitativo verificou-se como utilizam a responsabilidade social no marketing. Em suma, de acordo com o objetivo geral, que visa identificar que ações as IES privadas dos municípios do oeste do Paraná estão realizando em termos de responsabilidade social, sua mensuração e utilização no marketing, pode-se afirmar, através da pesquisa, que há um percentual reduzido de instituições que adotam os conceitos de responsabilidade social e que aquelas que o fazem não sabem exatamente qual é o retorno proporcionado pelo mesmo, percebe-se também que ainda é pequeno o uso da responsabilidade social como estratégia de marketing sendo que todos os benefícios proporcionados pelo mesmo acontecem de forma espontânea. A pesquisa permite constatar que as IES privadas investem em responsabilidade social como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde a empresa está inserida. As mesmas esperam como retorno destas ações uma melhor imagem perante a sociedade, fidelização dos clientes e fortalecimento da marca embora não desenvolvam instrumentos de mensuração. |
id |
UFSC_95a029f461179968d7cffa8162c5294b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96893 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do ParanáO objetivo deste trabalho consiste em identificar que ações de responsabilidade social as Instituições de Ensino Superior Privadas do Oeste do Paraná estão realizando e sua utilização no marketing. Desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as IES privadas do Oeste do Paraná que adotam os conceitos de responsabilidade social; b)identificar as razões dos programas e ações de responsabilidade social apoiados ou realizado pela IES; c) identificar os meios utilizados para divulgação das ações de responsabilidade social desenvolvidas e ou apoiadas pelas IES privadas; d) verificar como as IES privadas estão utilizando a responsabilidade social no marketing. O campo de estudo é composto por quatro das sete Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Oeste do Estado do Paraná que informaram desenvolver ou apoiar projetos e ações de responsabilidade social, a região apresenta um total de 20 IES Privadas. Através de pesquisa descritiva, pretendeu-se verificar se as IES privadas do Oeste do Estado do Paraná investem em ações de responsabilidade social e através do método qualitativo verificou-se como utilizam a responsabilidade social no marketing. Em suma, de acordo com o objetivo geral, que visa identificar que ações as IES privadas dos municípios do oeste do Paraná estão realizando em termos de responsabilidade social, sua mensuração e utilização no marketing, pode-se afirmar, através da pesquisa, que há um percentual reduzido de instituições que adotam os conceitos de responsabilidade social e que aquelas que o fazem não sabem exatamente qual é o retorno proporcionado pelo mesmo, percebe-se também que ainda é pequeno o uso da responsabilidade social como estratégia de marketing sendo que todos os benefícios proporcionados pelo mesmo acontecem de forma espontânea. A pesquisa permite constatar que as IES privadas investem em responsabilidade social como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde a empresa está inserida. As mesmas esperam como retorno destas ações uma melhor imagem perante a sociedade, fidelização dos clientes e fortalecimento da marca embora não desenvolvam instrumentos de mensuração.INPEAU2012-11-01T18:13:58Z2012-11-01T18:13:58Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893Mazzotti, Ana Karine do AmaralWrasse, Carlos LaércioSilva, Edson Luiz daFachin, Solangeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-21T17:03:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96893Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-21T17:03:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná |
title |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná |
spellingShingle |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná Mazzotti, Ana Karine do Amaral |
title_short |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná |
title_full |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná |
title_fullStr |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná |
title_sort |
Responsabilidade Social Em Instituições de Ensino Superior do Oeste do Estado do Paraná |
author |
Mazzotti, Ana Karine do Amaral |
author_facet |
Mazzotti, Ana Karine do Amaral Wrasse, Carlos Laércio Silva, Edson Luiz da Fachin, Solange |
author_role |
author |
author2 |
Wrasse, Carlos Laércio Silva, Edson Luiz da Fachin, Solange |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzotti, Ana Karine do Amaral Wrasse, Carlos Laércio Silva, Edson Luiz da Fachin, Solange |
description |
O objetivo deste trabalho consiste em identificar que ações de responsabilidade social as Instituições de Ensino Superior Privadas do Oeste do Paraná estão realizando e sua utilização no marketing. Desenvolveu-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar as IES privadas do Oeste do Paraná que adotam os conceitos de responsabilidade social; b)identificar as razões dos programas e ações de responsabilidade social apoiados ou realizado pela IES; c) identificar os meios utilizados para divulgação das ações de responsabilidade social desenvolvidas e ou apoiadas pelas IES privadas; d) verificar como as IES privadas estão utilizando a responsabilidade social no marketing. O campo de estudo é composto por quatro das sete Instituições de Ensino Superior Privadas da Região Oeste do Estado do Paraná que informaram desenvolver ou apoiar projetos e ações de responsabilidade social, a região apresenta um total de 20 IES Privadas. Através de pesquisa descritiva, pretendeu-se verificar se as IES privadas do Oeste do Estado do Paraná investem em ações de responsabilidade social e através do método qualitativo verificou-se como utilizam a responsabilidade social no marketing. Em suma, de acordo com o objetivo geral, que visa identificar que ações as IES privadas dos municípios do oeste do Paraná estão realizando em termos de responsabilidade social, sua mensuração e utilização no marketing, pode-se afirmar, através da pesquisa, que há um percentual reduzido de instituições que adotam os conceitos de responsabilidade social e que aquelas que o fazem não sabem exatamente qual é o retorno proporcionado pelo mesmo, percebe-se também que ainda é pequeno o uso da responsabilidade social como estratégia de marketing sendo que todos os benefícios proporcionados pelo mesmo acontecem de forma espontânea. A pesquisa permite constatar que as IES privadas investem em responsabilidade social como forma de melhorar a qualidade de vida da comunidade onde a empresa está inserida. As mesmas esperam como retorno destas ações uma melhor imagem perante a sociedade, fidelização dos clientes e fortalecimento da marca embora não desenvolvam instrumentos de mensuração. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-10 2012-11-01T18:13:58Z 2012-11-01T18:13:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652224002260992 |