COMPORTAMENTO INTRAEMPREENDEDOR DOS COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E A RELAÇÃO COM O DESEMPENHO DOS CURSOS AUFERIDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230225 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o relacionamento entre o comportamento intraempreendedor dos coordenadores de cursos de graduação em universidades públicas e privadas e o desempenho dos cursos auferido pelo Ministério da Educação, por meio do Conceito Preliminar de Curso. A pesquisa teórico-empírica e descritiva levantou dados referidos ao comportamento intraempreendedor com questionário de autoaplicação. Trabalharam-se os componentes: inovação, assunção de risco e proatividade. Os dois primeiros associados à visão schumpeteriana e o terceiro à kirzneriana. Os métodos utilizados correspondem aos modelos fatorial e de regressão. Na análise fatorial se usou a extração por componentes principais, gerando-se os escores fatoriais e, posteriormente, realizou-se a análise de regressão múltipla usando o conceito preliminar de cursos de graduação como variável dependente. Os resultados evidenciaram que para os coordenadores das universidades privadas os componentes mais relacionados com o desempenho foram a assunção de risco e a inovação, enquanto para os das universidades públicas a proatividade. Desse modo constatou-se que se confirmam correspondências entre os componentes significativos e o tipo de ambiente competitivo que estas instituições enfrentam. |
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