COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lizote, Suzete Antonieta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Verdinelli, Miguel Angel, Bervian, Luciana Merlin, Nascimento, Sabrina do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Os resultados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Já as dos conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas.
id UFSC_5fe87857e7364a45b5345a8c25962a34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/132033
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTROCompetências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos.O objetivo deste estudo foi avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Os resultados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Já as dos conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas.INPEAU2015-04-13T13:53:45Z2015-04-13T13:53:45Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033Lizote, Suzete AntonietaVerdinelli, Miguel AngelBervian, Luciana MerlinNascimento, Sabrina doporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:53:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-13T13:53:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
title COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
spellingShingle COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
Lizote, Suzete Antonieta
Competências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos.
title_short COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
title_full COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
title_fullStr COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
title_full_unstemmed COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
title_sort COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DESEMPENHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DE CENTRO
author Lizote, Suzete Antonieta
author_facet Lizote, Suzete Antonieta
Verdinelli, Miguel Angel
Bervian, Luciana Merlin
Nascimento, Sabrina do
author_role author
author2 Verdinelli, Miguel Angel
Bervian, Luciana Merlin
Nascimento, Sabrina do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lizote, Suzete Antonieta
Verdinelli, Miguel Angel
Bervian, Luciana Merlin
Nascimento, Sabrina do
dc.subject.por.fl_str_mv Competências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos.
topic Competências Empreendedoras. Avaliação. Diretores de Centro. Coordenadores de Cursos.
description O objetivo deste estudo foi avaliar como os diretores de centro das universidades percebem as competências empreendedoras dos coordenadores dos cursos da unidade acadêmica que dirigem. E como elas se relacionam aos desempenhos desses cursos, segundo a mensuração que efetua o Ministério da Educação. Para alcançar esse resultado desenvolveu-se uma pesquisa de survey utilizando o modelo de Cooley (1990, 1991) para medir as competências empreendedoras. Os métodos estatísticos usados incluíram análise fatorial e de correlações. A amostra contemplou 61 cursos, repartidos entre três universidades: uma pública e duas comunitárias. Os resultados permitem confirmar que as competências empreendedoras que possuem os coordenadores, segundo a percepção dos seus superiores, se relacionam com o desempenho de modo positivo e significativo ao considerar as competências de modo conjunto. Mas, quando se analisam segundo a proposta de Cooley, as competências do conjunto realização não mostram associação com o desempenho. Já as dos conjuntos planejamento e poder sim possuem vínculo positivo e significante com o desempenho. As implicâncias práticas destes achados podem se relacionar ao melhoramento da gestão das unidades acadêmicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-13T13:53:45Z
2015-04-13T13:53:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652414736138240