Fatores intervenientes ao desempenho do estudante no Enade: o caso dos cursos a distância na UFMS
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240960 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022. |
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Fatores intervenientes ao desempenho do estudante no Enade: o caso dos cursos a distância na UFMSUniversidades e faculdadesUniversidades e faculdades públicasEnsino superiorEnsino à distânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2022.O ensino superior na modalidade Educação a Distância cresceu significativamente entre o período de 2009 a 2019 no Brasil, conforme aponta o Censo da Educação Superior 2019, no entanto o crescimento do ensino superior reflete na qualidade dos cursos e no desempenho dos estudantes dessa modalidade. Essa pesquisa tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos dos cursos da Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, dos cursos de Administração Pública, Letras ? Português e Espanhol, Pedagogia e Ciências Biológicas. Desse modo, para alcançar o objetivo geral dessa pesquisa foram propostos os seguintes objetivos específicos, a saber: a) caracterizar o ensino de graduação no contexto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; b) apresentar uma análise comparativa dos indicadores de desempenhos disponibilizados pelos cursos de Educação a Distância no Conceito Preliminar de Curso; c) conhecer a percepção dos coordenadores de curso sobre os pontos forte e desafios encontrados na gestão do Conceito Preliminar de Curso; e d) recomendar um conjunto de ações para potencializar o desempenho dos estudantes dos cursos de Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Quanto a metodologia, a pesquisa proposta é qualitativa e descritiva-explicativa. Trata-se de um estudo de caso e a pesquisa apresenta características de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para análise dos dados foram utilizados os resultados do Conceito Preliminar de Curso de 2017 e 2018 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e de Instituições públicas com o conceito máximo no Conceito Preliminar de Curso e foi feita uma entrevista com os coordenadores do curso sobre a percepção deles sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e o Conceito Preliminar de Curso. Entre os resultados obtidos pela pesquisa, destaca-se a ligação da formação docente com o desempenho dos acadêmicos e o fato dos gestores não utilizarem os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e do Conceito Preliminar de Curso como instrumento de governança. Com os resultados obtidos, foi feita a proposição de um framework com ações para aprimorar o desempenho dos estudantes da Educação a Distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.Abstract: Higher education in the Distance Education modality grew significantly between the period from 2009 to 2019, as pointed out by the Census of Higher Education 2019, however the growth of higher education reflects on the quality of courses and the performance of students in this modality. This research aims to analyze the factors that influence the performance of academics in distance education courses at the Federal University of Mato Grosso do Sul at National Student Performance Exam, in the courses of Public Administration, Letters ? Portuguese and Spanish, Pedagogy and Biological Sciences. Thus, to achieve the general objective of this research, the following specific objectives were proposed, namely: a) To characterize undergraduate teaching in the context of Federal University of Mato Grosso do Sul; b) Present a comparative analysis of the performance indicators provided by distance education courses in the Preliminary Course Concept; c) Know the perception of course coordinators about the strengths and challenges encountered in the management of the Preliminary Course Concept; and d) Recommend a portfolio of actions to enhance the performance of students in distance education courses at Federal University of Mato Grosso do Sul. As for the methodology, the proposed research is qualitative and descriptiveexplanatory. It is a case study and the research presents characteristics of a bibliographic and documental research. For data analysis, the results of the 2017 and 2018 Preliminary Course Concept of Federal University of Mato Grosso do Sul and of public institutions with the maximum concept in the Preliminary Course Concept were used and an interview was carried out with the course coordinators about their perception of National Student Performance Exam and Preliminary Course Concept. Among the results obtained by the research, the connection between teacher training and the performance of academics and the fact that managers do not use the results of National Student Performance Exam and Preliminary Course Concept as a governance instrument stand out. With the results obtained, a framework was proposed with actions to improve the performance of distance education students at Federal University of Mato Grosso do Sul.Francisco, Thiago Henrique AlminoUniversidade Federal de Santa CatarinaOlarte, Cibelle Renata Caimar2022-10-21T16:59:41Z2022-10-21T16:59:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 p.| il., gráfs.application/pdf378617https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240960porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:59:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240960Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:59:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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