Turismo e estratégia: um estudo de caso referente às estratégias adotadas pelo SESC, unidade Santa Catarina, para inserir a Base da Pirâmide no segmento turístico, seguindo o referencial teórico de Prahalad
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120327 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, JulianaMoretto Neto, Luís2014-07-02T22:06:43Z2014-07-02T22:06:43Z2014-07-02289670https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120327TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.A evolução do setor turístico no Brasil representa uma oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico do território e cria uma expectativa sobre a importância da atividade para a melhoria na qualidade de vida da população e a inclusão social nos espaços turísticos. Com base neste contexto, definiu-se o objetivo do presente estudo, sendo o de analisar as estratégias do SESC - unidade Santa Catarina, referente ao seu programa de Turismo Social, seguindo os fundamentos de Prahalad. Para isto utilizou-se um referencial teórico sobre conceito de turismo, sua relevância no segmento de serviços e na economia, a segmentação desse mercado e o turismo social. Apresentou-se também informações referentes ao acesso da Base da Pirâmide no mercado econômico e no segmento de turismo, assim como os conceitos de planejamento, sua importância no turismo e definições de estratégia, o que permitiu a pesquisadora ter embasamento suficiente para efetuar a análise estabelecida e obter os resultados da pesquisa. A metodologia empregada no presente estudo possui características descritiva/explicativa, com caráter qualitativo, apresentado em forma de estudo de caso. Os métodos de coleta de dados utilizados foram análise documental, entrevistas e observação. Os participantes do estudo, ou seja, as pessoas que contribuíram com as informações relevantes para que o trabalho fosse realizado, pertencem ao Departamento Regional do SESC, unidade Santa Catarina, os contatos foram realizados com o setor de Recursos Humanos e Turismo Social. Para identificar a estratégia e o conjunto de atividades envolvidas no programa foram analisados os procedimentos da modalidade de turismo emissivo do SESC-SC. Verificou-se que a Instituição desenvolve como estratégia, a oferta de uma estrutura adequada para inserir a Base da Pirâmide no segmento turístico, no qual as ações estratégicas e os recursos disponíveis podem ser observados em todos os procedimentos do turismo emissivo. Após as análises dos dados constatou-se que os resultados obtidos com as ações estratégicas são satisfatórios e desempenham o proposto de inclusão socialFlorianópolisAdministraçãoDesenvolvimento economicoQualidade de vidaTurismo e estratégia: um estudo de caso referente às estratégias adotadas pelo SESC, unidade Santa Catarina, para inserir a Base da Pirâmide no segmento turístico, seguindo o referencial teórico de Prahaladinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess123456789/1203272014-07-02 19:06:43.716oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120327Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-02T22:06:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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