Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos na Universidade Federal Fluminense por meio de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida para a incorporação gradual das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de graduação. Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação, de fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos que utilizem as NTIC e de promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos, a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos optou por adotar a metodologia de editais, formulados para estimular docentes a apresentarem projetos e pleitearem apoio para executá-los, combinada com a realização dos Seminários de Inovações Pedagógicas para promover as discussões sobre os aspectos inovativos de cada projeto. Como resultado, apresenta-se a possibilidade de a comunidade universitária discutir questões subjacentes ao uso das NTIC e orientar a construção de conhecimento sobre o fazer pedagógico a partir do seu uso. Com estes programas, pretende-se estimular a utilização e a disseminação do uso das NTIC no processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de interação, ampliando o espaço da sala de aula através de conexões que se estendem em outros tempos e espaços do fazer pedagógico. |
id |
UFSC_97d3877f8bf20a6fec96380f7ea33bf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/66606 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos na Universidade Federal Fluminense por meio de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida para a incorporação gradual das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de graduação. Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação, de fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos que utilizem as NTIC e de promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos, a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos optou por adotar a metodologia de editais, formulados para estimular docentes a apresentarem projetos e pleitearem apoio para executá-los, combinada com a realização dos Seminários de Inovações Pedagógicas para promover as discussões sobre os aspectos inovativos de cada projeto. Como resultado, apresenta-se a possibilidade de a comunidade universitária discutir questões subjacentes ao uso das NTIC e orientar a construção de conhecimento sobre o fazer pedagógico a partir do seu uso. Com estes programas, pretende-se estimular a utilização e a disseminação do uso das NTIC no processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de interação, ampliando o espaço da sala de aula através de conexões que se estendem em outros tempos e espaços do fazer pedagógico.INPEAU2012-10-10T20:51:02Z2012-10-10T20:51:02Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606Lück, Esther Hermesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T02:28:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66606Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T02:28:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. |
title |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. |
spellingShingle |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. Lück, Esther Hermes |
title_short |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. |
title_full |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. |
title_fullStr |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. |
title_full_unstemmed |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. |
title_sort |
Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação. |
author |
Lück, Esther Hermes |
author_facet |
Lück, Esther Hermes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lück, Esther Hermes |
description |
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos na Universidade Federal Fluminense por meio de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida para a incorporação gradual das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de graduação. Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação, de fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos que utilizem as NTIC e de promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos, a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos optou por adotar a metodologia de editais, formulados para estimular docentes a apresentarem projetos e pleitearem apoio para executá-los, combinada com a realização dos Seminários de Inovações Pedagógicas para promover as discussões sobre os aspectos inovativos de cada projeto. Como resultado, apresenta-se a possibilidade de a comunidade universitária discutir questões subjacentes ao uso das NTIC e orientar a construção de conhecimento sobre o fazer pedagógico a partir do seu uso. Com estes programas, pretende-se estimular a utilização e a disseminação do uso das NTIC no processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de interação, ampliando o espaço da sala de aula através de conexões que se estendem em outros tempos e espaços do fazer pedagógico. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-10T20:51:02Z 2012-10-10T20:51:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651981671104512 |