Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lück, Esther Hermes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos na Universidade Federal Fluminense por meio de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida para a incorporação gradual das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de graduação. Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação, de fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos que utilizem as NTIC e de promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos, a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos optou por adotar a metodologia de editais, formulados para estimular docentes a apresentarem projetos e pleitearem apoio para executá-los, combinada com a realização dos Seminários de Inovações Pedagógicas para promover as discussões sobre os aspectos inovativos de cada projeto. Como resultado, apresenta-se a possibilidade de a comunidade universitária discutir questões subjacentes ao uso das NTIC e orientar a construção de conhecimento sobre o fazer pedagógico a partir do seu uso. Com estes programas, pretende-se estimular a utilização e a disseminação do uso das NTIC no processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de interação, ampliando o espaço da sala de aula através de conexões que se estendem em outros tempos e espaços do fazer pedagógico.
id UFSC_97d3877f8bf20a6fec96380f7ea33bf0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/66606
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos na Universidade Federal Fluminense por meio de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida para a incorporação gradual das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de graduação. Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação, de fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos que utilizem as NTIC e de promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos, a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos optou por adotar a metodologia de editais, formulados para estimular docentes a apresentarem projetos e pleitearem apoio para executá-los, combinada com a realização dos Seminários de Inovações Pedagógicas para promover as discussões sobre os aspectos inovativos de cada projeto. Como resultado, apresenta-se a possibilidade de a comunidade universitária discutir questões subjacentes ao uso das NTIC e orientar a construção de conhecimento sobre o fazer pedagógico a partir do seu uso. Com estes programas, pretende-se estimular a utilização e a disseminação do uso das NTIC no processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de interação, ampliando o espaço da sala de aula através de conexões que se estendem em outros tempos e espaços do fazer pedagógico.INPEAU2012-10-10T20:51:02Z2012-10-10T20:51:02Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606Lück, Esther Hermesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T02:28:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66606Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T02:28:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
title Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
spellingShingle Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
Lück, Esther Hermes
title_short Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
title_full Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
title_fullStr Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
title_full_unstemmed Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
title_sort Inovações Pedagógicas: elementos para uma ressignificação de conceitos e práticas na gestão do ensino de graduação.
author Lück, Esther Hermes
author_facet Lück, Esther Hermes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
description O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados obtidos na Universidade Federal Fluminense por meio de uma gestão acadêmica intencionalmente dirigida para a incorporação gradual das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino de graduação. Com o objetivo de incentivar a pesquisa e a produção de conhecimento sobre a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação na educação, de fomentar a produção de materiais didático-pedagógicos que utilizem as NTIC e de promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos por meio da utilização de linguagens e recursos tecnológicos, a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos optou por adotar a metodologia de editais, formulados para estimular docentes a apresentarem projetos e pleitearem apoio para executá-los, combinada com a realização dos Seminários de Inovações Pedagógicas para promover as discussões sobre os aspectos inovativos de cada projeto. Como resultado, apresenta-se a possibilidade de a comunidade universitária discutir questões subjacentes ao uso das NTIC e orientar a construção de conhecimento sobre o fazer pedagógico a partir do seu uso. Com estes programas, pretende-se estimular a utilização e a disseminação do uso das NTIC no processo de ensino-aprendizagem, integrando alunos e professores em ambientes novos de interação, ampliando o espaço da sala de aula através de conexões que se estendem em outros tempos e espaços do fazer pedagógico.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-10T20:51:02Z
2012-10-10T20:51:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651981671104512