Percepção do funcionamento familiar, diferenciação do self e adaptabilidade de carreira de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177764 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017. |
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Percepção do funcionamento familiar, diferenciação do self e adaptabilidade de carreira de estudantes universitáriosPsicologiaEstudantes universitáriosRelações com a famíliaAspectos psicológicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2017.A relação entre família e carreira tem sido estudada sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, de modo que a influência de questões familiares no processo de desenvolvimento de carreira já é consolidada pela literatura científica. No entanto, pesquisas na área deaconselhamento de carreira que se fundamentam na Teoria Familiar Sistêmica, bem como na fase do ciclo de vida da adultez jovem, ainda são limitadas, especialmente no cenário brasileiro. O objetivo deste estudo foi analisar as relações entre as variáveis familiares sistêmicasfuncionamento familiar e diferenciação do self, e o construto adaptabilidade de carreira, durante o período universitário. Utilizou-se ométodo quantitativo, sendo a pesquisa exploratória, descritiva e correlacional. A amostra foi composta por 800 estudantes, de 70 diferentes cursos de graduação de universidades brasileiras, públicas eprivadas, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 35 anos (idade média de 22,7). Houve prevalência de universitários da região sul do país (87,4%) e do sexo feminino (66%). Como principal resultado do estudo, foram identificadas correlações positivas entre as dimensões das variáveis funcionamento familiar, diferenciação do self e adaptabilidade de carreira, sendo mais expressivas entre as duas primeiras. Observou-se que famílias caracterizadas pelo envolvimento emocional excessivo e pela baixa delimitação entre os papéis dos membros são as menos favoráveis ao desenvolvimento da diferenciação do self dos universitários. Estudantes mais diferenciados e com maiores níveis de adaptabilidade de carreira demonstraram percepções positivas da comunicação e da satisfação familiares, equilíbrio entre coesão e flexibilidade na interação com a família, além de maiores índices de satisfação com o curso de graduação. Os homens e os graduandos mais velhos mostraram-se mais diferenciados do que as mulheres e do que os alunos mais novos. Ainda no que diz respeito ao sexo, as universitárias apresentaram maiores níveis de preocupação com a carreira e desligamento emocional em relação àfamília. Verificou-se, também, que os universitários em etapas mais avançadas do curso e envolvidos em atividades extracurriculares apresentaram maiores níveis de adaptabilidade de carreira. Por fim, o fato de continuar residindo ou não com a família de origem durante o período acadêmico não apresentou influência na diferenciação, na adaptabilidade e na percepção do funcionamento familiar. Considera-se que esses achados são pertinentes para a atuação profissional de psicólogos, tanto no contexto clínico quando de aconselhamento de carreira, além de representarem um aporte para implementação de estratégias de gestão universitária.<br>Abstract : The relationship between family and career has been studied from different theoretical and methodological perspectives, such that the influence of family issues on the process of career development has already been established by scientific literature. Despite this, research into the area of career counselling, which is based upon Systemic Family Therapy, as well as the phase of early adulthood within our lifespan, is limited, especially in Brazil. The aim of this study was to analyse relationships between the systemic family variables, which are family functioning and the differentiation of self, and the construct of career adaptability, during one?s time at university. The following quantitative methods were used: exploratory, descriptive and correlational research. The sample of people was composed of 800 students, from 70 different graduate courses, in both public and private Brazilian universities, people of both sexes, aged between 18 and 35 years (median age being 22.7). From the sample, there was a higher percentage of university students from the southern region of the country (87.4%) and of female students (66%). As the main achievement of the study, positive correlations were found between the dimensions of the following variables: family functioning, differentiation of self and career adaptability, with the first two being more expressive. It was found that families characterised by excessive emotional involvement and less boundary delimitation between family members are less favourable to the development of self among university students. Students with a well-differentiated self and higherlevel of career adaptability demonstrated positive perceptions of familycommunication and satisfaction, a balance between cohesion and flexibility during family interactions, as well as higher indications ofsatisfaction with their graduate course. Men and older graduates demonstrated greater differences than women and younger students. Despite what this says in regards to sex, the university students showedhigher levels of worry regarding career and emotional disconnection inrelation to family. It was also demonstrated that university students inmore advanced phases of their course, and those involved in extracurricular activities showed greater signs of. To conclude, whetheror not they continued living with their family during the academic period did not affect adaptability or perception of family functioning. These findings are considered relevant to both the professional performance of psychologists, and career counselling in a clinical context, as well as serving as a contribution to the implementation of university management strategies.Bardagi, Marúcia PattaUniversidade Federal de Santa CatarinaFiorini, Milena Carolina2017-07-25T04:09:38Z2017-07-25T04:09:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis145 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf346988https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177764porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T04:09:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177764Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-25T04:09:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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