AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOIO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO AO USO E ABUSO DE DROGAS (NUPAD/UEM).
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199286 |
Resumo: | Este trabalho refere-se às ações do Núcleo de Apoio às Políticas Públicas de prevenção ao Uso e Abuso de Drogas (NUPAD-UEM) da Universidade Estadual de Maringá. As atividades se iniciaram em outubro de 2018 pelo programa Universidade Sem Fronteiras. O trabalho foi realizado em uma escola de ensino regular, em uma escola que oferta educação para jovens e adultos, em um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), e em uma Organização não governamental que oferta cursos de qualificação para a inserção no mercado de trabalho por intermédio do programa Jovem Aprendiz. O público das oficinas foi caracterizado principalmente por adolescentes na faixa etária entre os 15 e 18 anos. A metodologia utilizada foi a de Oficinas em Dinâmica de grupo, tendo a lógica da Redução de Danos como respaldo teórico e filosófico. O objetivo do trabalho foi propiciar ações de prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas, a promoção de saúde e do autocuidado. Depreende-se que grande parte da população em algum momento irá frequentar o espaço escolar. Deste modo, é um espaço promissor para ações de promoção e prevenção em saúde. O trabalho realizado no CREAS surgiu da necessidade de acompanhamento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e autuados pelo art. 28 da lei 11.343/2006. O objetivo foi o de ofertar medidas educativas de promoção à prevenção secundária ao uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. A avaliação da qualidade das intervenções se deu por intermédio de questionários de avaliação respondidos pelos adolescentes participantes no projeto. A realização deste trabalho permitiu verificar que o emprego da lógica da RD oportuniza o acolhimento das demandas reais dos adolescentes. Conclui-se que a RD é uma ferramenta importante para o trabalho de promoção e prevenção nas escolas e deve ser defendida politicamente. |
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