O protagonismo negro nos contos de fadas modernos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Aline da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196332
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling O protagonismo negro nos contos de fadas modernosContos de Fadas Tradicionais e ModernosCultura Africana e Afro-brasileiraEducação AntirracistaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este trabalho tem por objetivo investigar os contos de fadas modernos, em particular as narrativas que apresentam personagens negras como protagonistas e a importância das releituras contemporâneas para uma educação antirracista, auxiliando na formação de cidadãos críticos e na construção de uma sociedade mais justa, que respeite as diferenças. Para análise dos contos modernos foram selecionados dois títulos Rapunzel e o Quibungo (2012) e Cinderela e Chico Rei (2015), ambos adaptados por Cristina Agostinho e Ronaldo Simões, e ilustrados por Walter Lara. Os títulos fazem parte da “Coleção Pra Lá e Pra Cá”, publicados pela Editora Mazza (Belo Horizonte). Para trabalharmos as distinções entre os contos nos valemos da versão de Cinderela, de Charles Perrault e da versão de Rapunzel, dos irmãos Grimm. Utilizou-se como referencial para a análise as características estilísticas e estruturais da narrativa primordial novelesca e as características estilísticas e estruturais da narrativa contemporânea, elencadas por Nelly Novaes Coelho (2000). A análise permitiu exemplificar a inserção dos elementos que dão novo significado às narrativas feéricas tradicionais. A partir disso foi possível compreender e valorizar os elementos da cultura africana e afrobrasileira presentes nas narrativas, e assim construir uma educação de igualdade, antirracista, que valoriza a história, a cultura e a identidade negra, por meio dessas histórias há muito tempo conhecidas e lidas por todos.Florianópolis, SCDebus, Eliane Santana DiasUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Aline da Silva2019-05-29T18:20:08Z2019-05-29T18:20:08Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196332porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:20:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196332Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:20:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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