Análise de risco da viabilidade econômico-financeira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BA
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223070 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Análise de risco da viabilidade econômico-financeira da Ferrovia de Integração Oeste-Leste trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BAAnálise de risco; Análise de sensibilidade; Simulação de Monte CarloTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Diante das incertezas que se tem quanto ao futuro, é necessário que sejam realizadas análises de risco, durante o processo da tomada decisão de um investimento, a fim de identificar as variáveis que podem impactar significativamente a rentabilidade de um empreendimento ferroviário, visto que os recursos financeiros associados são altíssimos e limitados. Dessa forma, neste trabalho, é realizado a análise de risco da viabilidade econômico-financeira da concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL), localizada entre os municípios de Ilhéus e Caetité, no estado da Bahia. Através dos indicadores VPL, TIR, payback simples e payback descontado foi analisado a viabilidade do empreendimento. De modo a complementar a análise de viabilidade do empreendimento e identificar as variáveis que impactam significativamente a rentabilidade do projeto, realizou-se a análise de sensibilidade das variáveis de entrada e saída do fluxo de caixa, onde variou-se positivamente e negativamente em porcentagens de 10%, 20% e 30% as variáveis demanda, lucro líquido e capex. Por fim, realizou-se a simulação de Monte Carlo, com o intuito de compreender como a variabilidade dos elementos com maior impacto no fluxo de caixa influenciam a rentabilidade do empreendimento, bem como a probabilidade que está relacionada a ocorrência dos resultados. Fundamentado nas análises, verificou se que o projeto apresenta uma grande variabilidade, onde pequenas alterações nas variáveis de entrada e saída do fluxo de caixa são suficientes para alterar significativamente o VPL do projeto, denotando o elevado risco associado ao empreendimento.In view of the uncertainties about the future, it is necessary to carry out risk analyzes, during the decision-making process of an investment, in order to identify the variables that can significantly impact the profitability of a railway undertaking, given that the resources associated financial resources are very high and limited. Thus, in this work, the risk analysis of the economic and financial feasibility of the concession for the Railway of East-West Integration (FIOL) is carried out, located between the municipalities of Ilhéus and Caetité, in the state of Bahia. Using the indicators NPV, TIR, simple payback and discounted payback, the viability of the project was analyzed. In order to complement the project's feasibility analysis and identify the variables that significantly impact the project's profitability, a sensitivity analysis of the cash flow input and output variables was carried out, where it varied positively and negatively in percentages of 10%, 20% and 30% demand, net profit and capex. Finally, the Monte Carlo simulation was carried out in order to understand how the variability of the elements with the greatest impact on cash flow influence the profitability of the project, as well as the probability that is related to the occurrence of the results. Based on the analyzes, it was found that the project has great variability, where small changes in the variables of cash flow input and output are sufficient to significantly change the project's NPV, denoting the high risk associated with the project.Florianópolis, SCHochheim, NorbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaKirch, Beatriz Pereira2021-05-17T14:13:02Z2021-05-17T14:13:02Z2021-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis133application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223070info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-17T14:13:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/223070Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-17T14:13:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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