Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171639 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
id |
UFSC_996797c5f8c0ba3c69e36db8ef4a8218 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171639 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbanoProblema de programação de tripulaçãoCaminhos mínimosHeurísticasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Neste trabalho abordou-se o problema de programação de tripulantes (PPT) de ônibus urbano, o qual consiste em atribuir a cada tripulação uma sequência de viagens. Como essas viagens possuem intervalos de duração diferentes, cada tripulação poderá executar viagens com acúmulo de horas extras ou ociosas. Propôs-se um modelo heurístico para a geração de escalas de motoristas de forma a otimizar a alocação de tripulações de ônibus urbano, baseado em caminhos mínimos e atendendo as restrições operacionais e trabalhistas. A redução dos custos na escala de trabalho como a diminuição de trabalhadores ou de horas pagas, afeta tanto as empresas operadoras como os usuários do serviço, pois há a possibilidade de investimento na melhoria da qualidade do transporte público ou na redução do preço da tarifa. Para a validação do método proposto foram utilizados dados de uma empresa de transporte público de médio porte na cidade de Joinville, considerando-se apenas as escalas para dias úteis. O método proposto mostrou-se eficiente para a obtenção de diversas soluções iniciais para aplicar outros métodos heurísticos de busca local de otimização.Joinville, SCTaglialenha, Silvia Lopes da SenaJaskowiak, Pablo AndrettaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Isadora de Albuquerque2016-12-16T15:09:27Z2016-12-16T15:09:27Z2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171639porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-16T15:09:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/171639Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-16T15:09:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano |
title |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano |
spellingShingle |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano Rodrigues, Isadora de Albuquerque Problema de programação de tripulação Caminhos mínimos Heurísticas |
title_short |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano |
title_full |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano |
title_fullStr |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano |
title_full_unstemmed |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano |
title_sort |
Um método heurístico para o problema de alocação de tripulação de ônibus urbano |
author |
Rodrigues, Isadora de Albuquerque |
author_facet |
Rodrigues, Isadora de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taglialenha, Silvia Lopes da Sena Jaskowiak, Pablo Andretta Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Isadora de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problema de programação de tripulação Caminhos mínimos Heurísticas |
topic |
Problema de programação de tripulação Caminhos mínimos Heurísticas |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16T15:09:27Z 2016-12-16T15:09:27Z 2016-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171639 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
55 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Joinville, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652257184448512 |