A visita domiciliar no contexto de centros de referência especializados de assistência social na perspectiva de profissionais e das famílias visitadas
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235187 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020. |
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A visita domiciliar no contexto de centros de referência especializados de assistência social na perspectiva de profissionais e das famílias visitadasPsicologiaAssistência socialVisita domiciliarPrática profissionalTeoria fundamentada em dadosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.A visita domiciliar (VD) é um dos principais instrumentos de intervenção do Sistema Único de Assistência Social no Brasil (SUAS), constituindo-se em um desafio para a prática profissional, visto envolver situações de violação de direitos em contextos de vulnerabilidade social. A recente implantação da Política Nacional de Assistência Social, que trouxe mudanças epistêmicas com reflexos diretos na prática profissional, mais a elevada inserção dos psicólogos no contexto da proteção social especial de média complexidade (PSE), tensionou a utilização desse instrumento de intervenção entre as dimensões de cuidado e de fiscalização familiar. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a utilização da Visita Domiciliar enquanto instrumento de intervenção no contexto da Política Nacional de Assistência Social, na perspectiva dos profissionais e de famílias atendidas, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social. O posicionamento epistemológico do presente estudo foi o Pensamento Sistêmico, pautado nos pressupostos da complexidade, instabilidade e intersubjetividade e o Pensamento Complexo. Sustentada na abordagem qualitativa, a coleta de dados teve como base a Teoria Fundamentada nos Dados na perspectiva Construtivista, cuja análise e coleta dos dados eram concomitantes. Iniciou-se pela observação participante, com registro em diário de campo, que possibilitou conhecer os contextos interinstitucional, comunitário e familiar relacionados à VD. Após foram entrevistadas doze pessoas visitadas pela equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Na sequência, realizaram-se três grupos focais com dezessete profissionais dos serviços de proteção especial. Os dados advindos dos diferentes instrumentos foram organizados e analisados com auxílio do software Atlas.Ti 8.4. Configuraram-se três grandes dimensões, com suas respectivas categorias, subcategorias e elementos de análise. Na primeira dimensão apresentou-se o artigo da revisão integrativa de literatura. O resultado desse estudo, que teve por objetivo ?analisar a utilização da visita domiciliar pelos profissionais da psicologia e do serviço social na assistência psicossocial?, evidenciou a ausência de pesquisas no contexto brasileiro sobre a VD no campo da proteção social. A dimensão 2 está organizada em dois artigos decorrentes da observação de campo, cujos objetivos foram ?analisar o processo da realização da visita domiciliar à luz dos fluxos institucionais e profissionais no contexto do SUAS? e ?analisar o processo de realização da visita domiciliar como instrumento de intervenção utilizado na prática das equipes do SUAS?. Os resultados dos dois estudos evidenciaram que a VD era decorrente de uma trama de fluxos interinstitucionais que perpassavam a forma de realização da visita no contexto da proteção social, principalmente na construção de vínculos familiares e comunitários. Foi possível identificar que a VD é uma prática cotidiana das equipes dos PAEFIs, que exigia delas planejamento e preparação para imprevisibilidades e desafios comunitários. A terceira dimensão sustentou-se na produção do quarto e quinto artigos. Os resultados do quarto artigo, que tinha como objetivo ?compreender a experiência da visita domiciliar na perspectiva das famílias acompanhadas pelo PAEFI?, apontaram que a VD foi compreendida pelas famílias como forma de apoiá-la e fiscalizá-la, o que gerava a construção de vínculos ambivalentes com a equipe. O quinto artigo, que visou ?compreender os significados e dilemas éticos atribuídos à visita domiciliar como recurso de intervenção na perspectiva dos profissionais do PAEFI?, constatou que para os profissionais, a VD é um instrumento necessário para o acompanhamento psicossocial e que gera neles um desgaste físico e emocional, haja vista a ausência de formação e preparação para sua realização e vivência cotidiana de dilemas éticos institucionais, comunitários e familiares. Os achados dessa tese mostraram que a VD se constitui como um instrumento apreendido no aprender-fazendo dos profissionais à luz de seus contextos e que ela sofre atravessamentos decisivos do sistema interinstitucional que determinam a sua realização, deixando em evidencia a crise epistêmica no campo da proteção social. Com base nos resultados obtidos, foram apresentadas a teoria emergente, as recomendações institucionais e práticas para os profissionais envolvidos no contexto da PSE, bem como as sugestões de pesquisas sobre essa temática em diferentes regiões brasileiras.Abstract: Home visit (VD) is one of the main intervention tools of the Unified Social Assistance System in Brazil (SUAS), and is a challenge for professional practice, as it involves situations of violation of rights in social vulnerability contexts. The recent deployment of the National Social Assistance Policy, which brought epistemic changes with direct effects on professional practice, plus the high integration of psychologists in the context of special medium-complexity social protection (PSE), tensioned the use of this intervension instrument between the dimensions of care and family policing. The objective of this study was to understand the use of home visit as an intervention tool in the context of the National Social Assistance Policy, from the perspective of professionals and families assisted in the Specialized Social Assistance Reference Centers. The epistemological positioning of this study was Systemic Thinking, based on the assumptions of complexity, instability and intersubjectivity and the Complex Thinking. Supported by the qualitative approach, the data collection was based on the Grounded Theory in the Constructivist perspective, whose analysis and data collection were concomitant. It began with the participating observation, recorded in a field journal, which allowed to know the interinstitutional, community and family context related to the VD. Subsequently, were interviewed twelve people visited by the team of the Specialized Care and Protection Service for Families and Individuals (PAEFI). Three focus groups were then conducted with seventeen professionals of the services of special protection. Data from the different instruments were organized and analyzed using the software Atlas.Ti 8.4. Three main dimensions were configured, with their respective categories, subcategories, and analysis elements. In the first dimension, the integrative literature review article was presented. The result of this study, which aimed to \"analyze the use of home visits by psychology and social service professionals in psychosocial care?, showed the absence of research in the Brazilian context on the VD in the social protection field. The second dimension was organized into two articles resulting from field observation, whose objectives were to \"analyze the process of conducting home visit from the point of view of institutional and professional flows in the context of the SUAS\" and \"analyze the process of conducting home visit as an intervention tool used in the practice of SUAS teams?. The results of the two studies showed that the VD was the result of a network of interinstitutional flows that permeated the form of the visit in the context of social protection, mainly in the construction of family and community bonds. It was possible to identify that VD is a daily practice of PAEFI teams that requires planning and preparation for the contingencies and the challenges of the community. The third dimension focused on the production of the fourth and fifth articles. The results of the fourth article, which aimed to \"understand the experience of home visit from the perspective of families supervised by PAEFI,\" noted that the VD was understood by families as a way to support it and policing it, which generated the construction of ambivalent links with the team. The fifth article, which aimed to \"understand the meanings and ethical dilemmas attributed to home visit as an intervention resource from the perspective of PAEFI professionals,\" found that for professionals, VD is a necessary tool for psychosocial supervision and generates physical and emotional exhaustion in them, given the lack of training and preparation for its realization and the daily experience of institutional, community and family ethical dilemmas. The results of this thesis showed that the VD is an instrument learned on a day-to-day basis by professionals in their contexts and that it suffers decisive crossing of the interinstitutional system that determine its realization, highlighting the epistemic crisis in the field of social protection. Based on the results obtained, the emerging theory, institutional recommendations and practices for professionals involved in the context of the PSE were presented, as well as suggestions for research on this topic in different Brazilian regions.Moré, Carmen Leontina Ojeda OcampoSantos, José Luís Guedes dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPeres, Girlane Mayara2022-05-27T23:10:19Z2022-05-27T23:10:19Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis209 p.| il.application/pdf376200https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235187porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-30T12:48:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235187Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-30T12:48:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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