A formação linguística da professora alfabetizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darski, Grasiela de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219222
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaDarski, Grasiela de OliveiraAguiar, Maria Aparecida Lapa de2021-01-14T18:05:54Z2021-01-14T18:05:54Z2020370928https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219222Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.O propósito desta dissertação de mestrado é analisar a contribuição do curso de Pedagogia para a formação linguística da professora alfabetizadora. Para tanto, a investigação foi desenvolvida a partir da análise de documentos de cursos de Pedagogia (Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), ementas e matrizes curriculares), que se encontram disponibilizados nos sites das quatro universidades selecionadas: uma federal, uma estadual, uma municipal e uma comunitária, todas localizadas no estado de Santa Catarina. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, tendo a análise documental como pilar para o desenvolvimento do trabalho, como também a leitura de diversas outras fontes bibliográficas que puderam contribuir teoricamente com a questão formulada. Na primeira etapa, procurou-se explorar o campo de interesse por meio de um levantamento de pesquisas correlatas (dissertações e artigos) no domínio do Banco de Dados do Portal CAPES (Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina), a fim de averiguar o que essas produções concernentes ao tema poderiam contribuir para nossas reflexões. Em seguida, optou-se pelo estudo sobre alfabetização, letramento, formação inicial da professora alfabetizadora e sua formação linguística. Para efetuar a análise em si, partiu-se de fontes teóricas basilares, tais como: Soares (1999), Cagliari (1998), Lemle (1991), Kleiman (1995), Tfouni (2010), Mortatti (2004), além de autores voltados para a formação docente mais amplamente, tais como: Nóvoa (2002) e André (2010), dentre outros. Após a trajetória de leituras dos PPP, das ementas e das matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia, procedeu-se a análise dos dados com base nos eixos: a formação linguística da professora alfabetizadora e as concepções de alfabetização engendradas pelas instituições pesquisadas. Constatou-se que, embora as instituições elencadas para o estudo abordem com uma certa razoabilidade as especificidades linguísticas necessárias para a formação da professora alfabetizadora, ainda é necessário promover o aprofundamento desses conhecimentos para que realmente as pedagogas possam efetivar mediações que contribuam para que as crianças compreendam e se apropriem da organização da língua escrita em contextos de práticas sociais. Em nossa perspectiva, aprender as relações próprias do sistema de escrita torna-se importante para que possamos acessar aos gêneros que circulam socialmente e, por meio deles, ampliar as possibilidades advindas da cultura escrita. Conclui-se que se faz necessária a continuidade de pesquisas relacionadas à formação inicial da professora alfabetizadora no intuito de fomentar uma prática pedagógica que realmente contribua para que nossas crianças se tornem capazes de interagir com a escrita nas práticas sociais de maneira que se constituam sujeitos na e pela linguagem.Abstract: The aim of this Master Thesis is to analyze the contribution of the initial formation of Pedagogy Graduations for linguistic formation of literacy teachers. This master?s dissertation was developed as analyses of Pedagogy documents (Projeto Político Pedagógico - PPP, menu, and curricular matrix), they are available in websites of the four universities selected, one is Federal, another is a State one, another is Municipal and the last one is a Community University. All of them are located at the State of Santa Catarina. The research presents the qualitative approach, the documental analysis is the pillar for the work development, as well as the reading of different sources that was possible to contribute theoretically to the formulated question. As a first step, it was necessary to explore the field studied by the correlated research (dissertations and scientific papers) at Banco de Dados do Portal CAPES (Community Library at Federal University of Santa Catarina), the purpose to check what these productions could contribute for our reflexions. Then, it was opted to study about literacy, initial formation of a literacy teacher and her linguistic formation. To make the analysis, it was assumed by the theoretical sources in basis of Soares (1999), Cagliari (1998), Lemle (1991), Kleiman (1995), Tfouni (2010), Mortatti (2004), and authors that work with teachers formation, like Nóvoa (2002) and André (2010), among others. After the reading PPP, menu and curriculars matrices of Pedagogy Courses, as a result of analysis of dates with the base in axess of analysis: the linguistic formation of the literacy teacher and the literacy conceptions engendered by the institutions searched. It was determined that, although the studied institutions have a kind of reasonableness and linguistic specificities needed for a literacy teacher formation, it is still needed to promote the deepinning of this knowledge to have a final result more effective in literacy. This way teachers can make mediation that contributes to students understanding and appropriating the written organization in context of social practices. It is concluded that it is necessary the continuity of searches related to initial formation of a literacy teacher, as a intention to foment a pedagogical practice that contributes to our children, and they become able to interact with the writing in social practices in a way that they are people in and by the language.115 p.| il.porEducaçãoProfessorasProfessores alfabetizadoresAlfabetizaçãoLinguísticaA formação linguística da professora alfabetizadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1533-D.pdfPEED1533-D.pdfapplication/pdf1755397https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/219222/-1/PEED1533-D.pdf38636d6ad30f6c4a5fd92d970a1e1a11MD5-1123456789/2192222021-01-14 15:05:54.994oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219222Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:05:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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