A Análise e concessão de crédito: um estudo de caso na empresa Canguru S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalló, Sarita
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131360
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling A Análise e concessão de crédito: um estudo de caso na empresa Canguru S.A.Análise de créditoConcessão e LiberaçãoCobrançaInadimplênciaRenegociaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O presente trabalho teve como objetivo sugerir um plano de ação que aprimore a análise e concessão de crédito da Canguru Embalagens S.A. na matriz localizada em Criciúma, Santa Catarina. Para tal, se fez a análise do perfil dos contratos dos clientes inadimplentes, bem como os motivos apresentados por se encontrarem nesta situação. Os objetivos específicos envolveram a verificação dos procedimentos adotados na análise de crédito e liberação, assim como apolítica de cobrança adotadas pela empresa, com pedidos em atraso de 31 a 410 dias, o que pode corresponder as 4 (quatro) parcelas de um contrato. Procurou verificar as causas mais freqüentes que levam um cliente a não guitar sua divida, sendo que a política de liberação de um contrato necessita de fortes ações que minimizem a inadimplência. O estudo se caracterizou como quantitativo, sendo que os meios utilizados para a investigação foram pesquisas documental, bibliográfica, de campo e estudo de caso. A fundamentação teórica foi construída com base em pesquisa bibliográfica, assim como o estudo de campo se deu através da análise do ambiente da empresa em estudo, bem como da utilização de documentos e sistemas próprios da empresa. Caracterizou-se também como descritiva e os instrumentos utilizados para a coleta destes dados foram entrevista semi-estruturada, observação indireta e análise documental. A análise se deu de forma quantitativa e qualitativa, sendo esta última em menor grau. A pesquisa quantitativa foi fundamental para a se encontrar o perfil do cliente inadimplente. Onde este se caracterizou por apresentar atrasos no prazo de 31 a 102 dias, equivalendo em média a apenas 1 parcela do contrato. 0 motivo mais relevante para a não quitação da divida foi a não localização do cliente devedor, contudo 62% destes contratos encontram-se em processo de renegociação. Entretanto, verifica-se que para que a política de crédito e cobrança se torne eficaz, uma série de ações são necessárias, bem como a elaboração de um plano de liberação de crédito que favoreça tanto a Canguru Embalagens S.A. como os seus clientes.Florianópolis, SCMoritz, Gilberto de OliveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Dalló, Sarita2015-04-01T13:49:32Z2015-04-01T13:49:32Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis98 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131360porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-01T13:49:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131360Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-01T13:49:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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