A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Walquiria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157414
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
id UFSC_9abb9bf540a6436488d5770ae1240cf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157414
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMartins, WalquiriaBúrigo, Carla Cristina Dutra2016-01-05T03:06:27Z2016-01-05T03:06:27Z2015336586https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157414Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015A presente pesquisa tem como objetivo analisar como o programa de ações afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem contribuído para a democratização do acesso, permanência e conclusão dos estudantes oriundos de escola pública e negros nos cursos de graduação da UFSC. Este estudo se caracteriza por um estudo de caso, de natureza qualitativa com componente quantitativo, tendo como fonte de dados a observação direta e aplicação de questionário, on-line junto aos estudantes que ingressaram pelo Programa de Ações Afirmativas da UFSC no período de 2008 a 2012. A pesquisa apontou que esta política institucional tem contribuído para a democratização do acesso aos cursos de graduação, porém há necessidade de ampliação nos programas de assistência estudantil oferecidos pela instituição, garantindo assim o atendimento das demandas apresentadas pelos estudantes oriundos de escola pública e negros, que ingressam na UFSC. O atendimento desses estudantes pelos programas de assistência estudantil contribui para sua trajetória acadêmica e, portanto, para a conclusão do seu curso. A pesquisa indicou que, apesar da UFSC ter implementado o Programa de Ações Afirmativas  PAA no ano de 2008, este ainda não é assumido integralmente pela instituição. Os estudantes que ingressaram pelo PAA indicam que ainda existem fragilidades nas orientações, no atendimento das demandas apresentadas por eles e que estas situações geram insegurança e dificuldades no seu cotidiano na universidade. A partir dos resultados da pesquisa, propõe-se à gestão da instituição ações que atendam realmente as orientações norteadoras do programa, especialmente as relacionadas ao acesso e acompanhamento e permanência do estudante na Universidade. <br>Abstract : This research aims to analyze how the affirmative action program of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) has contributed to the democratization of the access, retention and completion of students from public school and blacks in undergraduate courses at UFSC. This study is characterized by a qualitative case study with quantitative component, with the data source direct observation and online questionnaires applied to students who entered the affirmative action program at UFSC in the period from 2008 to 2012. The research pointed out that institutional policy has contributed to the democratization of the access to courses, but is necessary to expand the student assistance programs offered by the institution, thereby ensuring the fulfillment of the demands presented by students who are come from public schools and the black students that are entering at UFSC. The attendance of these students, by student assistance programs, contributes to their academic career and therefore to the completion of your course. The research has indicated that despite the UFSC have implemented the Affirmative Action Program - EAP in 2008, this is not yet fully assumed by the institution. Students who entered the PAA indicate that there are still weaknesses in the guidelines, in meeting the demands presented by them and that these situations create uncertainty and difficulties in their daily life at the university. From the results of the research, It?s proposed to the management of the institution, actions that truly meet the guidelines guiding the program, especially those related to access and permanence and student monitoring at the University.173 p.| il., tabs.porAdministraçãoGestão universitáriaUniversidades e faculdadesAdministraçãoA gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL336586.pdfapplication/pdf1557889https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157414/1/336586.pdf995c2c40ef4237cc17ee4c7eec19fd0bMD51123456789/1574142016-01-05 01:06:27.461oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157414Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-05T03:06:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
title A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
spellingShingle A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Martins, Walquiria
Administração
Gestão universitária
Universidades e faculdades
Administração
title_short A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
title_full A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
title_fullStr A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
title_full_unstemmed A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
title_sort A gestão de compras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): uma relação com a Expansão da rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
author Martins, Walquiria
author_facet Martins, Walquiria
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Walquiria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Búrigo, Carla Cristina Dutra
contributor_str_mv Búrigo, Carla Cristina Dutra
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Gestão universitária
Universidades e faculdades
Administração
topic Administração
Gestão universitária
Universidades e faculdades
Administração
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-05T03:06:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-05T03:06:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157414
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 336586
identifier_str_mv 336586
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 173 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/157414/1/336586.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 995c2c40ef4237cc17ee4c7eec19fd0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804992157548544