INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135913 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar os artigos selecionados pela Área Temática de Internacionalização da Educação Superior, do Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Sem a pretensão de investigar os resultados obtidos pelas pesquisas ou defender uma ou outra perspectiva teórica ou metodológica, o intuito foi o de verificar se havia predomínio de algum paradigma, de acordo com o modelo dos Paradigmas nas Ciências Sociais, desenvolvido por Burrel e Morgan (1979). Entendeu-se que as pesquisas apresentadas nos artigos compartilham uma visão de ciência que privilegia concepções anti-positivistas, embasadas em métodos que utilizam abordagens qualitativas e exploratórias; e, uma visão de sociedade pautada pela harmonia entre os interesses dos atores institucionais envolvidos no processo de internacionalização da educação superior, enfatizando os aspectos do fluxo e da gestão do processo, do capital social envolvido e dos acordos firmados. Assim, concluiu-se que havia predomínio do paradigma interpretativista. Nesta concepção, a realidade não existe em qualquer sentido concreto, mas é um produto da experiência subjetiva e intersubjetiva dos indivíduos. Sendo assim, as relações sociais são entendidas como processos que surgem das ações intencionais das pessoas, individualmente ou em convergência com outras. |
id |
UFSC_9acad4b515e55a3a8171130a9d4b2f71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135913 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIAEste estudo tem como objetivo analisar os artigos selecionados pela Área Temática de Internacionalização da Educação Superior, do Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Sem a pretensão de investigar os resultados obtidos pelas pesquisas ou defender uma ou outra perspectiva teórica ou metodológica, o intuito foi o de verificar se havia predomínio de algum paradigma, de acordo com o modelo dos Paradigmas nas Ciências Sociais, desenvolvido por Burrel e Morgan (1979). Entendeu-se que as pesquisas apresentadas nos artigos compartilham uma visão de ciência que privilegia concepções anti-positivistas, embasadas em métodos que utilizam abordagens qualitativas e exploratórias; e, uma visão de sociedade pautada pela harmonia entre os interesses dos atores institucionais envolvidos no processo de internacionalização da educação superior, enfatizando os aspectos do fluxo e da gestão do processo, do capital social envolvido e dos acordos firmados. Assim, concluiu-se que havia predomínio do paradigma interpretativista. Nesta concepção, a realidade não existe em qualquer sentido concreto, mas é um produto da experiência subjetiva e intersubjetiva dos indivíduos. Sendo assim, as relações sociais são entendidas como processos que surgem das ações intencionais das pessoas, individualmente ou em convergência com outras.INPEAU/UFSC2015-10-29T13:45:11Z2015-10-29T13:45:11Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135913PINTO, RODRIGO SERPASTALLIVIERI, LUCIANEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-29T13:45:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135913Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-29T13:45:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA PINTO, RODRIGO SERPA |
title_short |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA |
author |
PINTO, RODRIGO SERPA |
author_facet |
PINTO, RODRIGO SERPA STALLIVIERI, LUCIANE |
author_role |
author |
author2 |
STALLIVIERI, LUCIANE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINTO, RODRIGO SERPA STALLIVIERI, LUCIANE |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar os artigos selecionados pela Área Temática de Internacionalização da Educação Superior, do Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Sem a pretensão de investigar os resultados obtidos pelas pesquisas ou defender uma ou outra perspectiva teórica ou metodológica, o intuito foi o de verificar se havia predomínio de algum paradigma, de acordo com o modelo dos Paradigmas nas Ciências Sociais, desenvolvido por Burrel e Morgan (1979). Entendeu-se que as pesquisas apresentadas nos artigos compartilham uma visão de ciência que privilegia concepções anti-positivistas, embasadas em métodos que utilizam abordagens qualitativas e exploratórias; e, uma visão de sociedade pautada pela harmonia entre os interesses dos atores institucionais envolvidos no processo de internacionalização da educação superior, enfatizando os aspectos do fluxo e da gestão do processo, do capital social envolvido e dos acordos firmados. Assim, concluiu-se que havia predomínio do paradigma interpretativista. Nesta concepção, a realidade não existe em qualquer sentido concreto, mas é um produto da experiência subjetiva e intersubjetiva dos indivíduos. Sendo assim, as relações sociais são entendidas como processos que surgem das ações intencionais das pessoas, individualmente ou em convergência com outras. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-29T13:45:11Z 2015-10-29T13:45:11Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135913 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652162854551552 |