INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS SELECIONADOS NO COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, RODRIGO SERPA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: STALLIVIERI, LUCIANE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135913
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar os artigos selecionados pela Área Temática de Internacionalização da Educação Superior, do Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Sem a pretensão de investigar os resultados obtidos pelas pesquisas ou defender uma ou outra perspectiva teórica ou metodológica, o intuito foi o de verificar se havia predomínio de algum paradigma, de acordo com o modelo dos Paradigmas nas Ciências Sociais, desenvolvido por Burrel e Morgan (1979). Entendeu-se que as pesquisas apresentadas nos artigos compartilham uma visão de ciência que privilegia concepções anti-positivistas, embasadas em métodos que utilizam abordagens qualitativas e exploratórias; e, uma visão de sociedade pautada pela harmonia entre os interesses dos atores institucionais envolvidos no processo de internacionalização da educação superior, enfatizando os aspectos do fluxo e da gestão do processo, do capital social envolvido e dos acordos firmados. Assim, concluiu-se que havia predomínio do paradigma interpretativista. Nesta concepção, a realidade não existe em qualquer sentido concreto, mas é um produto da experiência subjetiva e intersubjetiva dos indivíduos. Sendo assim, as relações sociais são entendidas como processos que surgem das ações intencionais das pessoas, individualmente ou em convergência com outras.
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